KTM mais perto da concorrência?

A KTM revela evolução no regresso ás pistas em Sepang.

Terminado o segundo dia do ‘shakedown’ que a caravana do mundial MotoGP está a realizar em Sepang na Malásia, antes do arranque dos três dias de teste na próxima sexta-feira, é para já evidente que a KTM está apostada em definitivamente dar o ‘salto’ rumo a posições mais cimeiras das classificações finais nas provas e por arrasto no campeonato.

Com motos totalmente novas para os seus quatro pilotos, ás quais se junta a moto ‘laboratório’ conduzida por Dani Pedrosa e Mika Kallio – que entra em pista amanhã para o fecho do ‘shakedown’ – é evidente o esforço que a marca está a fazer a todos os níveis, pois temos sempre que considerar que produzir motos de MotoGP não é a mesma coisa que produzir motos de série e foi nessa mesma produção destinada a MotoGP que a KTM investiu entre 2019 e 2020, porque não querem estar dependentes de fornecedores.

Em pista o teste de Novembro em Valência mostrou logo que a chegada de Dani Pedrosa é uma grande mais valia, como ficou claro com a estreia por parte de Pol Espargaró do quadro ‘híbrido’ a fazer lembrar um dupla trave mas sem perder o ADN da KTM, solução que está agora visível nas motos que estão em Sepang e com a qual Dani Pedrosa rodou no segundo dia em 1m59.841s, ficando a pouco mais de duas décimas da melhor volta na corrida do passado mês de Novembro, então assinada por Valentino Rossi (1m59.661s).

Sendo uma moto ainda muito jovem fica claro que o potencial está lá e que a KTM podem mesmo começar a reduzir a diferença para os adversários, processo que iniciou em 2019 mas que tem que ser ainda mais evidente neste quatro ano de presença nas pistas do mundial MotoGP. Em Sepang está uma moto muito diferente daquela que vimos mesmo em Valência nos testes após o derradeiro GP, uma moto que quer continuar a crescer. Por isso mesmo a KTM se empenhou nestes três dias de ‘shakedown’ – onde apenas podem estar em pista os pilotos de teste, os estreantes e as motos das equipas com concessões, neste caso a KTM e a Aprilia.

Quando todos estiverem em pista teremos uma visão plena sobre o que vale esta nova KTM face á concorrência, mas para já o ‘arranque’ é muito positivo e mostra que a RC16 pode estar mais próxima das rivais no arranque do novo ano. Vamos esperar pelos três dias de testes e então clarificar dúvidas em relação à KTM…e não só!