KTM revela equipas de MotoGP para 2021

Numa apresentação exclusivamente digital, a KTM a apresentou pilotos e motos das suas duas equipas de MotoGP para 2021.

A KTM revelou esta manhãs as suas equipas de MotoGP com a decoração para a temporada de 2021. A apresentação decorreu online e a marca austríaca mostrou as RC16 quer da Red Bull KTM Factory, quer da Tech 3 KTM Factory Racing.

A marca austríaca conseguiu três vitórias no ano passado e os seus pilotos estiveram nove vezes no pódio. Ainda por cima com Miguel Oliveira a vencer a última corrida da temporada passada, no arranque duma nova época os olhos vão estar postos no piloto português e nas máquinas austríacas.

Miguel Oliveira volta a ter como companheiro de equipa Brad Binder, agora ambos na formação de fábrica; naturalmente, com duas vitórias à sua conta, Hervé Poncharal fica triste por ver o português sair da equipa francesa, mas contente com a sua evolução. «Desejo boa sorte ao Miguel, e sei que ele vai estar em boas mãos na equipa de fábrica, e isto é o que ele merecia», diz Poncharal.

Oliveira confiante

O piloto português está confiante para a temporada de 2021. «Claro que para ser campeão do mundo é preciso conseguir reunir muitos pormenores simultaneamente e para isso, dependendo de como a temporada está a correr e o que está a acontecer, de um modo geral conseguimos encontrar sucesso no projeto», diz Miguel Oliveira. «Às vezes um quarto lugar será um resultado muito bom, e por vezes um segundo lugar poderá não cumprir as nossas expetativas, mas temos que trabalhar esse processo, e neste momento, como base, estou a pensar muito em estabelecer resultados que possamos considerar bem sucedidos.»

«Claro, fazer melhor do que em 2020 será um bom ponto de partida. É um fator muito relaxante saber que a moto é capaz de vencer, mas ao mesmo tempo não podemos ter nada como garantido, e quando é necessário repetir o sucesso torna-se mais difícil, não vejo isto como um trabalho estático. Acho que todos os anos temos que trazer algo novo para o nosso lado para manter um bom nível no campeonato. Sinto que sou capaz de trabalhar mais em pormenores na equipa de fábrica e ser pelo menos mais consistente. Acho que estas são as ferramentas que a equipa de fábrica me vai dar. Tenho plena convicção no meu trabalho».

Danilo bem recebido

A equipa francesa continua a contar com Iker Lecuona em 2021, que entra no seu segundo ano de MotoGP, e com o mais experiente Danilo Petrucci. O italiano parece ter encontrado uma nova família, e foi muito bem recebido na sede da KTM, onde encontrou grande motivação.

«Toda esta jornada de MotoGP até agora tem sido um sonho», diz Pit Beirer, diretor desportivo da KTM. «Mas o projeto começou com o sonho de sermos vencedores em MotoGP, por isso é incrível olhar para trás e ver o que conseguimos. Porém, não quero comprometer-me já em sermos candidatos ao título. Acho que essa pressão deve estar ainda nos outros, mas estamos mesmo muito, muito felizes por ter conseguido aquelas vitórias».