Kymco Revonex apontada para 2021

A Kymco volta a surpreender com o lançamento de uma versão final do seu conceito de moto eléctrica de elevadas prestações. A nova RevoNex tem elegância, agressividade, prestações e, pela primeira vez, caixa de velocidades. Um passo novo e diferente numa solução inovadora e que torna as versões eléctricas ainda mais excitantes.

Texto Rui Marcelo • Fotos Kymco •

Electricidade Excitante

No salão de Milão do ano passado, a Kymco revelou um protótipo de uma moto de média capacidade, 100% eléctrica e com total desempenho desportivo. Chamou-a SuperNex, e abriu as portas para ficarmos a conhecer aquilo que o gigante de Taiwan tem vindo a desenvolver na área dos veículos com locomoção eléctrica, já lá vão mais de 20 anos. Sobretudo abriu as portas para modelos que não fossem apenas utilitários, esquisitos na forma e desenho, mas antes concretos, quase idênticos às actuais e futuras motos “reais”. E fossem sobretudo verdadeiramente eficazes e emotivos de utilizar. Um ano depois desse protótipo, a marca volta a surpreender com uma moto ainda mais “real” e que tem tudo para chegar ao mercado na forma final já em 2021 – a data de lançamento será anunciada em breve, mas 2021 é uma certeza.

Chama-se RevoNex e de novo reflecte o pensamento e filosofia da marca em criar algo de facto muito concreto e não apenas um protótipo. Mas mais que isso, reflecte a vontade expressa em criar uma moto para uso diário e desportivo, com uma novidade em termos de soluções eléctricas: caixa de velocidades! Sob o desenho de uma naked desportiva, linhas futuristas sem exagero, agressividade e elegância, a RevoNex esconde um motor que ombreia com as motos de média capacidade, atendendo ao potencial que garante: 205 km/h de velocidade máxima e acelerações muito fortes desde parado, com 3.9 segundos para atingir 100 km/h.

Mas mostra desde logo uma elevada qualidade de construção, pormenores bem apreciados, como sejam o quadro e braço oscilante em alumínio, espaço para dois, luzes de Led’s e mais Led’s atrás e à frente, potentes travões, excelentes pneus e muito tecnologia escondida no interior.

Caixa de 6 velocidades

Entre essa tecnologia, que demarca a Revo- Nex das outras está de facto a introdução de um sistema de caixa de seis velocidades acoplada ao motor eléctrico, alimentado este por um conjunto de baterias sobre as quais, curiosamente, a marca não dá indicação de autonomia. A ideia é alterar por completo o conhecido paradigma de que uma moto eléctrica apenas se move e nada mais.

Os responsáveis pela Kymco pretendem demonstrar que é possível ter num veículo eléctrico as mesmas reais sensações e emoções de condução de uma moto desportiva com caixa, no fundo aquilo que nos excita quando usamos um veículo de duas rodas. Sem embraiagem, por isso sempre mais fácil de utilizar pois nunca “irá abaixo”, a dita caixa de seis velocidades accionada por um selector no pousa-pés esquerdo, permitirá aproveitar e explorar a resposta forte e linear do motor, permitindo conduzir de forma descontraída, turística ou desportiva. Isso acontece também porque a RevoNex surge com 4 modos de potência e entrega e carácter na resposta do motor, geridos de forma integral por vários cérebros digitais e que dentro desses próprios modos tratam de facilitar a utilização da moto a todo o momento.

A marca garante que será surpreendente a forma como o condutor irá embrenhar-se na utilização da moto, podendo sempre ajustá-la de modo imediato aos seus anseios de condução/pilotagem: para ser rápido nos arranques em cidade, para poder rolar seguro em dias de piso molhado, para poder rolar com muito carácter e emoção numa estrada revirada ou até mesmo num circuito.

Outra curiosidade incluída na RevoNex, é um criativo sistema que produz sonoridade como se de um escape se tratasse, para garantir mais segurança a quem se cruza com a moto, mas sobretudo potenciar esse tal grau de diversão e excitação que a sua condução proporcionará. À medida que a velocidade aumenta ou a dinâmica de aceleração, o som criado artificialmente acompanha essa resposta, como na moto convencional, prometendo uma sonoridade idêntica a uma moto de motor térmico. A confirmar.

Certo é que de facto na Kymco estão a levar muito a sério o tema das mobilidade com alimentação eléctrica, e assentando arraiais em toda a tecnologia e experiência que têm vindo a desenvolver, aos poucos vão libertando modelos, mais ou menos sob a forma de protótipo que deixam bem claro aquilo que o futuro nos espera. O futuro ao “virar da esquina”, neste caso já em meados de 2021.