Lecuona e Vierge nas WSBK em 2022

Foi hoje oficialmente anunciada a contratação dos dois novos pilotos para a equipa oficial Honda nas WSBK, Xavi Vierge e Iker Lecuona.

Já era especulado e hoje foi confirmado oficialmente: Iker Lecuona e Xavi Vierge serão os pilotos da Honda na próxima temporada do Mundial de Superbike. Vão  ocupar os lugares dos veteranos Alvaro Bautista e Leon Haslam.

Lecuona, de 21 anos, muda-se para a WorldSBK depois de duas difíceis temporadas em MotoGP com a equipa da Tech 3 KTM; até agora conseguiu como melhor resultado um sexto lugar no Red Bull Ring; está em 18.º na classificação do campeonato

Nos três anos que passou em Moto2 subiu duas vezes ao pódio: um segundo lugar no GP da Comunidade Valenciana em 2018, e um terceiro lugar no GP da Tailândia em 2019. Foram os seus melhores anos em termos de campeonato, terminando ambas as épocas em 12.º na tabela final.

Enquanto isso, Vierge deixa as Moto2, onde corre desde 2016 – tendo sido o Rookie do ano nessa temporada. Em seis épocas, o piloto catalão de 24 anos terminou entre os três primeiros quatro vezes e marcou três poles, mas sem vitórias. O seu melhor ano foi o de 2020, quando terminou a temporada em 10.º. Nas restantes épocas ficou fora dos 10 primeiros.

Com a contratação de dois estreantes na categoria, a Honda segue assim numa direção completamente oposta, ao substituir dois pilotos com grande experiência.

Faltando apenas uma ronda para o final da temporada, na Indonésia no mês que vem, a Honda arrisca-se a terminar em quinto e último lugar na classificação dos construtores, já que o rival mais próximo, BMW, tem mais 54 pontos quando estão em jogo 62.

Em 2022 Alvaro Bautista voltará para a Ducati, para o lugar de Scott Redding, que vai para a BMW; quanto a Leon Haslam, o britânico revelou há duas semanas que tinha em cima da mesa várias opções para a próxima temporada, incluindo Moto America, campeonato britânico de SBK e até Mundial de Resistência.