Leilão da Yamaha YZF-R1 ‘Piro’ Réplica encerrou

No passado dia 1 de Novembro encerrou no ebay o leilão da Yamaha YZF-R1 ‘Piro’ Réplica, a máquina revelada no circuito do Estoril.

A réplica R1 especial ‘Piro’, criada pela Yamaha Motor Europe em homenagem ao falecido Fabrizio Pirovano foi leiloada por um comprador anónimo. A máquina que esteve em leilão no eBay foi apresentada aquando do regresso do Campeonato do Mundo de SBK ao Estoril, 27 anos após a décima e última vitória do piloto no WorldSBK pela marca (1993).

Agora a Yamaha anuncia que a ‘Piro’ Réplica foi vendida por € 27.000, sendo que o valor arrecadado vai ser doado pelo construtor japonês a uma instituição de investigação de cancro italiana, a Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, que a família Pirovano apoia desde a morte de Fabrizio.

A ‘Piro’ Replica R1 é uma recriação da Yamaha YZF-R1 de série, apresenta as famosas cores branca, rosa e azul da Yamaha YZF 750 SP vencedora da corrida de Pirovano no Estoril. O italiano disputou os primeiros anos do WorldSBK com a Yamaha, terminando como vice-campeão em duas ocasiões. Pendurou o fato de competição em 2006 e infelizmente faleceu de cancro em 2016.

Andrea Dosoli, Director Desportivo da Yamaha Motor Europe,  comentou que “houve muito interesse pela “Piro” Replica R1. Estamos muito satisfeitos que alguém tenha a oportunidade de fazer-se proprietário de uma moto tão única. Tem sido uma viagem emocional desde que este projeto foi criado e revelado em Portugal. Também estamos orgulhosos de poder apoiar uma instituição tão importante como é a Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, exactamente aquilo que Fabrizio teria desejado.”

Outros artigos:

Yamaha YZF-R1 ‘Piro’ Réplica em leilão