Leilão: Honda RC213V-S atinge valor recorde mundial

Um exemplar da RC213V-S da Honda acaba de quebrar um novo recorde mundial tornando-se na moto japonesa mais cara já alguma vez vendida em leilão.

A Honda RC213V-S é um modelo muito especial e já aqui falámos dela várias vezes, a última em março de 2021 aquando do regresso de Marc Márquez às pistas, após um longo período afastado da competição por lesão no ombro (ler artigo abaixo).

Um dos raros exemplares desde modelo foi no passado mês de dezembro colocado a leilão pela Collecting Cars, figurando na sua ficha de apresentação como sendo a versão de estrada mais próxima dos protótipos da Honda utilizados no MotoGP. Foi vendida por um valor espantoso, no total de 182.500 libras, ou seja qualquer coisa como 218.675 euros. De acordo com a leiloeira Collecting Car tornou-se a moto japonesa vendida por um preço recorde em todo o mundo.

Em 2016 foram produzidas apenas 125 unidades das 250 incialmente previstas e aquela que aqui falamos é a unidade nº029. Este raro exemplar permanece na sua caixa de transporte original, com apenas uma milha no odómetro, totalmente intacta, sem danos ou desgaste. Nunca foi conduzida e mantém ainda os fluídos, pneus, e travões originalmente colocados na fábrica.

A Honda RC213V-S foi criada com o foco na leveza e agilidade, contando com um quadro de alumínio fabricada à mão e carenagens em fibra de carbono com fixadores em titânio. O seu peso seco é de apenas 170 kg.

O motor é um V4 de 4 tempos e 999 cc. Este modelo é de 2016 e apresenta o HRC Race Kit completo, que compreende uma ECU específica, um sistema de escape produzido em titânio, quickshifter de competição, uma unidade electrónica de gestão de dados, entre outros. Essas atualizações reduziram o peso total da moto em 10 kg e aumentaram a potência de 157 cv para 215 cv.

Edward Lovett, fundador da Collecting Cars, afirmou que: “A Honda RC213V-S é uma máquina emocionante e primorosamente fabricada. Este exemplar atraiu a atenção global e conseguiu licitações extremamente competitivas de vários colecionadores. Estamos orgulhosos de ter alcançado mais um preço de venda recorde mundial – desta vez para esta incrível versão de estrada da Honda de MotoGP. Será uma joia na coleção do novo proprietário.”

 

Outros artigos:

Marc Márquez regressa às pistas com uma Honda RC213V-S