Livros: Alan Cathcart amplia colecção ‘The Motorcycle Files’

Moto Guzzi 500 V8

O consagrado jornalista e especialista do mundo das motos, Alan Cathcart, tem três novos títulos para juntar à sua colecção ‘The Motorcycle Files’.

Alan Cathcart, um dos mais reconhecidos jornalistas e historiadores de motos de sempre, coloca em livro o seu testemunho sobre três grandes ícones de corrida italianas, e acrescenta assim mais três títulos à coleção ‘The Motorcycle Files’, um catálogo de e-books da sua autoria e publicados pela BRG Multimedia.

Neste lançamento, o britânico conta a história das lendárias Moto Guzzi V8 e da Bicilíndrica V-Twin, bem como da MV Agusta 350 de quatro cilindros, que foi a última criação da marca para o Grand Prix.

A Moto Guzzi foi o fabricante dominante na classe de 350 cc de Grand Prix em meados da década de 1950 e o sensacional V8 foi a arma escolhida para tentar conquistar à Gilera e MV Agusta a categoria principal de 500 cc. Esta é ainda a única moto de oito cilindros que disputou corridas, ainda que não tenha atingido todo o seu potencial porque a Moto Guzzi deixou de competir no final da temporada de 1956. Embora a V8 nunca tenha vencido um Grande Prémio, as suas especificações técnicas foram suficientes para garantir seu status icónico, isto sem mencionar uma vitória na prestigiada Imola Gold Cup e um registo de velocidade de 178 km /h no GP da Bélgica.

Já a Moto Guzzi Bicilíndrica de 500 cc venceu a Ilha de Man TT de 1935 nas mãos de Stanley Woods, bem como foi protagonista de muitas corridas depois disso. Na verdade, continuou a coleccionar sucessos ao longo de duas décadas. A moto apresentada neste e-book é a evolução final do modelo que venceu o Grande Prémio da Espanha de 1953.

No terceiro e-book integrado neste lançamento vamos encontrar uma máquina que representou o fim de uma era – a MV Agusta de quatro cilindros 350 de 1976, semelhante a uma joia, com um chassis de titânio! Giacomo Agostini chegou à vitória no TT holandês de Assen com este modelo, para fechar adequadamente um capítulo de quase trinta anos de grande sucesso desta marca em corridas de velocidade.

Cada e-book da série ‘The Motorcycle Files’ fornece ao leitor a história completa de cada uma das motos em questão, uma análise técnica aprofundada e impressões sobre os testes dinâmicos em pista de Alan Cathcart. Os livros digitais estão ilustrados por material de arquivo raro e por excelentes fotografias digitais, incluindo muitas fotos com carenagens removidas para permitir um olhar bem próximo a todos os componentes e tecnologias empregues nos motores e chassis.

Com preço de 3,5 euros cada, todos os 30 títulos da colecção ‘The Motorcycle Files’ estão disponíveis em todo o mundo para download via Amazon ou livraria Kindle.

Aqui ficam os links para a Amazon para os três que aqui tratamos: