Dossier: Livros sobre motos

A leitura é uma actividade que não tem um momento ou um lugar específico para ser levada a cabo. Numa altura em que muita gente tem tempo livre ‘forçado’, porque não pôr a leitura em dia, ficando a saber mais sobre o nosso veículo preferido?

Texto: Vitor Martins

Anterior
Seguinte

Duas rodas em papel

Apesar do aligeirar das condições de confinamento trazido pela passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, as empresas ainda trabalham a meio gás e por isso há ainda muitas pessoas com algum tempo livre em mãos. Esse tempo pode ser aproveitado para colocar a leitura em dia.

Os livros digitais vêm ganhando terreno aos livros de papel, mas há duas razões que nos levam ainda a comprar livros físicos: primeiro, os livros ilustrados, com muitas fotografias – os anuários de uma modalidade, por exemplo – que perdem todo o seu brilhantismo; para além disso, alguns livros, mesmo com menos imagens, perdem a sua formatação original em dispositivos diferentes, e por vezes a sua leitura torna-se difícil porque as imagens não aparecem ou aparecem no sítio errado.

Depois, há obras que são comercializadas exclusivamente em papel, não existindo a sua versão digital. Há ainda outra razão: há livros publicados numa era anterior aos dispositivos digitais, e que não voltaram a ser editados; alguns tornaram-se mesmo em raridades.

Por exemplo, se alguém me quiser oferecer um exemplar do ‘Britten Motorcycles: The John Britten Story’, tenho aqui um lugar reservado na prateleira. Há relatos de viagens, biografias de pilotos, histórias das marcas e dos seus criadores e até documentos históricos, como o relato de ‘Sonny’ Barger ‘Hell’s Angel: The Life and Times of Sonny Barger and the Hell’s Angels Motorcycle Club’, sobre a sua vida e actividade no polémico grupo; ou como ‘Japan’s Motorcycle Wars: An Industry History’, que conta a formação e a consolidação da indústria motociclística japonesa.

Deixamos-vos uma amostra daquilo que são, não apenas excelentes leituras, mas também ponto de partida para procurar outras. Infelizmente, salvo raras excepções, estes livros não têm edição traduzida em português.

Anterior
Seguinte