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Dossier: Livros sobre motos

A leitura é uma actividade que não tem um momento ou um lugar específico para ser levada a cabo. Numa altura em que muita gente tem tempo livre ‘forçado’, porque não pôr a leitura em dia, ficando a saber mais sobre o nosso veículo preferido?

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Texto: Vitor Martins

Duas rodas em papel

Apesar do aligeirar das condições de confinamento trazido pela passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, as empresas ainda trabalham a meio gás e por isso há ainda muitas pessoas com algum tempo livre em mãos. Esse tempo pode ser aproveitado para colocar a leitura em dia.

Os livros digitais vêm ganhando terreno aos livros de papel, mas há duas razões que nos levam ainda a comprar livros físicos: primeiro, os livros ilustrados, com muitas fotografias – os anuários de uma modalidade, por exemplo – que perdem todo o seu brilhantismo; para além disso, alguns livros, mesmo com menos imagens, perdem a sua formatação original em dispositivos diferentes, e por vezes a sua leitura torna-se difícil porque as imagens não aparecem ou aparecem no sítio errado.

Depois, há obras que são comercializadas exclusivamente em papel, não existindo a sua versão digital. Há ainda outra razão: há livros publicados numa era anterior aos dispositivos digitais, e que não voltaram a ser editados; alguns tornaram-se mesmo em raridades.

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Por exemplo, se alguém me quiser oferecer um exemplar do ‘Britten Motorcycles: The John Britten Story’, tenho aqui um lugar reservado na prateleira. Há relatos de viagens, biografias de pilotos, histórias das marcas e dos seus criadores e até documentos históricos, como o relato de ‘Sonny’ Barger ‘Hell’s Angel: The Life and Times of Sonny Barger and the Hell’s Angels Motorcycle Club’, sobre a sua vida e actividade no polémico grupo; ou como ‘Japan’s Motorcycle Wars: An Industry History’, que conta a formação e a consolidação da indústria motociclística japonesa.

Deixamos-vos uma amostra daquilo que são, não apenas excelentes leituras, mas também ponto de partida para procurar outras. Infelizmente, salvo raras excepções, estes livros não têm edição traduzida em português.

LIVROS

ZEN E A ARTE DA MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS

 

AUTOR: ROBERT M. PIRSIG

Este é um clássico da literatura das duas rodas, e não só. Foi publicado em 1974 e é um romance que conta a viagem de pai (o autor) e filho – de moto, naturalmente – entre o Minnesota e a Califórnia. Porém, não é apenas uma viagem física, é também uma abordagem filosófica à vida que, basicamente, é comparada com a manutenção de uma moto.

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MOTOGP TECHNOLOGY

 

AUTOR: NEIL SPALDING

Este é um livro imperdível para aqueles que para além de vibrar com as corridas, gostam da técnica. Este é um livro de grande formato, carregado de fotografias das motos de MotoGP e dos seus pormenores e em que são explicadas as soluções técnicas adoptadas, para além de uma breve história da evolução tecnológica das motos da categoria rainha do Mundial de Velocidade.

MOTOCOURSE

AUTOR: MICHAEL SCOTT

O Motocourse é um anuário sobre o Mundial de Velocidade que já vai no seu 44.º ano de publicação. É escrito pelo veterano jornalista Mike Scott, e é um relato da temporada anterior de grandes prémios, contado corrida a corrida, com muitas fotografias, declarações, análise técnica e classificações. É um autêntico auxiliar de memória para os fãs e excelente iniciador de conversas quando deixado em cima da mesa num encontro de amigos.

 

HELL’S ANGELS / HELL’S ANGEL

 

 

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AUTORES: HUNTER S. THOMPSON/ RALPH ‘SONNY’ BARGER

Foi o livro ‘Hell’s Angels’, publicado em 1967, que tornou Hunter S. Thompson conhecido. O jornalista americano passou um ano a viver com os Hell’s Angels e o livro conta essa experiência. Por outro lado, temos o ‘Hell’s Angel’, o relato na primeira pessoa de um proeminente membro do grupo motociclista, Sonny Barger, que relata a sua vida como elemento dos Hell’s Angels, sempre no fio da navalha e frequentemente fora da lei.

 

 

ZEN AND THE ART OF MOTORCYCLE RACING

AUTOR: MAT OXLEY

Mat Oxley é um ex-piloto e um dos mais veteranos jornalistas do Mundial de Velocidade. Já escreveu a sua quota-parte de livros, e este é uma espécie de compilação de histórias do paddock recolhidas ao longo dos últimos 10 anos antes da publicação do livro (que aconteceu em Agosto de 2017). Histórias divertidas e reveladoras, com os pilotos como principais protagonistas.

 

CINTA AMERICANA

AUTOR: DENNIS NOYES

Cinta Americana era uma rubrica do jornalista Dennis Noyes publicada durante anos na revista espanhola Solo Moto. Este livro é a compilação dessas histórias que nos mostram outra perspectiva das corridas e dos pilotos, mas não só. Com um pé na Califórnia e outro em Espanha, Dennis Noyes passou muitos anos no paddock, e que enriquecem as crónicas que, lidas agora, nos ajudam a entender a história – e as estórias – do Mundial de Velocidade.

 

BIOGRAFIAS 

Aqui é difícil escolher uma uma. Há tantas e tão boas, com histórias de vida extraordinárias, que nos mostram como os pilotos fora de série também são pessoas normais, mas têm aquele ‘extra’ que os tornam especiais.

De pilotos destacamos, por exemplo, a de Valentino Rossi (com versão em português ‘E se eu não tivesse tentado?’) ou a de Casey Stoner (‘Pushing the Limits’) ou ainda, mais recentemente, a de Freddie Spencer (‘Feel, my story’). Obviamente, nesta lista tem que obrigatoriamente constar ‘Next Level: 44 Curvas Até ao MotoGP’ (migueloliveirafanclub.pt), para ficarmos a conhecer a história de Miguel Oliveira até cumprir o sonho de chegar à categoria rainha do Mundial de Velocidade.

Mas não são apenas as histórias dos pilotos que valem a pena. A história do fundador da Honda (versão portuguesa: ‘O Senhor Honda, tal como ele contou a sua vida a Yves Derisbourg’) mostra como um humilde mecânico construiu um colosso mundial; num registo diferente, temos a história de John Britten (‘Britten Motorcycles: The John Britten Story’; existem outros livros sobre a vida do génio neo-zelandês, mas esta é ‘oficial’) cujo engenho ficou espelhado nas suas motos, mas não só.

INDÚSTRIA

De vez em quando os construtores editam ou patrocinam livros que contam a história da sua empresa. Muitos deles não chegam às livrarias, sendo apenas para distribuição entre os clientes, por exemplo, ou para oferta em eventos. Mas há alguns livros interessantes sobre a indústria.

De entre os muitos livros publicados por Mat Oxley, um dos mais interessantes é ‘Stealing Speed – The biggest scandal in motorsport history’. Conta a história de como a Suzuki conseguiu apropriar-se dos segredos tecnológicos da MZ saídos da mente do engenheiro nazi Walter Kaaden, roubados por Ernst Degner que os vendeu aos japoneses. BSA, Norton, Ariel, Matchless, Vincent, Triumph, Royal Enfield, Sunbeam… as marcas britânicas dominaram a indústria motociclística, até ao seu declínio, em meados do Séc. XX, que culminou com o desaparecimento de várias delas.

Steve Koerner, canadiano, licenciado em História e doutorado em História Social – e entusiasta das motos britânicas -, tenta encontrar uma explicação para esse declínio e desaparecimento no seu livro ‘The Strange Death of the British Motorcycle Industry’. Uma leitura ‘pesada’, que traça um retrato detalhado, social e industrial, desde 1935, até ao colapso dos anos ‘70, enquadrado pelo crescimento de outras marcas europeias e a chegada dos japoneses.

Por falar em japoneses, actualmente conhecemos quatro marcas de motos oriundas do país do sol nascente. No livro ‘Japan’s Motorcycle Wars’ Jeffrey W. Alexander conta a história do crescimento desta indústria no Japão – seguindo precisamente o sentido oposto ao da indústria britânica -, e que incluiu motos feitas por empresas como a Fuji Heavy Industries (hoje conhecida como Subaru Corporation), a Bridgestone, a Meguro (comprada pela Kawasaki) ou a Mitsubishi, entre outras.

VIAGENS

Um bom tema de leitura são as viagens de moto. Ted Simon é um nome incontornável; foi um dos pioneiros, ao dar a sua primeira volta ao mundo de moto em 1973. O livro ‘Jupiter’s Travels’ são o relato dessa viagem que o levou a percorrer mais de 100 000 km, passando por 45 países montado na sua Triumph Tiger 100 – sem GPS, sem internet, sem telemóvel. Em 2001, já com 70 anos, repetiu essa viagem, numa BMW R80GS, que deu origem ao livro ‘Dreaming of Jupiter’.

Os livros têm algumas (poucas fotos), mas em 2013 Simon editou ‘Jupiter’s Travels in Camera’, um livro com as fotografias que tirou na sua primeira viagem. As aventuras de Ewan McGregor e Charlie Boorman, para além dos documentários televisivos também originaram livros, ‘Long Way Round’ e ‘Long Way Down’ (edições em português ‘O Caminho Mais Longo’ e ‘Uma Aventura Até ao Sul’, respectivamente).

Também há aventuras escritas em português. Gonçalo Gil Mata arrancou de Buenos Aires para sul, e quando a terra acabou rumou a norte, para terminar uma viagem de 40 000 quilómetros em Nova Iorque. A viagem é contada no livro ‘BuenaYork’ (www.buenayork.com).

Paulo Moura, escritor e repórter, percorreu terras lusitanas, optando pela costa. O livro ‘Extremo Ocidental’ (www.elsinore.pt) contas histórias e traça retratos ao longo dos quilómetros percorridos de Triumph Tiger 800 entre Caminha e Monte Gordo, sempre com o mar à vista. O livro conquistou em 2018 o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria
Ondina Braga, da Associação Portuguesa de Escritores.

 

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