Texto: Vitor Martins
LIVROS
ZEN E A ARTE DA MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS
AUTOR: ROBERT M. PIRSIG
Este é um clássico da literatura das duas rodas, e não só. Foi publicado em 1974 e é um romance que conta a viagem de pai (o autor) e filho – de moto, naturalmente – entre o Minnesota e a Califórnia. Porém, não é apenas uma viagem física, é também uma abordagem filosófica à vida que, basicamente, é comparada com a manutenção de uma moto.
MOTOGP TECHNOLOGY
Este é um livro imperdível para aqueles que para além de vibrar com as corridas, gostam da técnica. Este é um livro de grande formato, carregado de fotografias das motos de MotoGP e dos seus pormenores e em que são explicadas as soluções técnicas adoptadas, para além de uma breve história da evolução tecnológica das motos da categoria rainha do Mundial de Velocidade.
MOTOCOURSE
AUTOR: MICHAEL SCOTT
O Motocourse é um anuário sobre o Mundial de Velocidade que já vai no seu 44.º ano de publicação. É escrito pelo veterano jornalista Mike Scott, e é um relato da temporada anterior de grandes prémios, contado corrida a corrida, com muitas fotografias, declarações, análise técnica e classificações. É um autêntico auxiliar de memória para os fãs e excelente iniciador de conversas quando deixado em cima da mesa num encontro de amigos.
HELL’S ANGELS / HELL’S ANGEL
AUTORES: HUNTER S. THOMPSON/ RALPH ‘SONNY’ BARGER
Foi o livro ‘Hell’s Angels’, publicado em 1967, que tornou Hunter S. Thompson conhecido. O jornalista americano passou um ano a viver com os Hell’s Angels e o livro conta essa experiência. Por outro lado, temos o ‘Hell’s Angel’, o relato na primeira pessoa de um proeminente membro do grupo motociclista, Sonny Barger, que relata a sua vida como elemento dos Hell’s Angels, sempre no fio da navalha e frequentemente fora da lei.
ZEN AND THE ART OF MOTORCYCLE RACING
AUTOR: MAT OXLEY
Mat Oxley é um ex-piloto e um dos mais veteranos jornalistas do Mundial de Velocidade. Já escreveu a sua quota-parte de livros, e este é uma espécie de compilação de histórias do paddock recolhidas ao longo dos últimos 10 anos antes da publicação do livro (que aconteceu em Agosto de 2017). Histórias divertidas e reveladoras, com os pilotos como principais protagonistas.
CINTA AMERICANA
Cinta Americana era uma rubrica do jornalista Dennis Noyes publicada durante anos na revista espanhola Solo Moto. Este livro é a compilação dessas histórias que nos mostram outra perspectiva das corridas e dos pilotos, mas não só. Com um pé na Califórnia e outro em Espanha, Dennis Noyes passou muitos anos no paddock, e que enriquecem as crónicas que, lidas agora, nos ajudam a entender a história – e as estórias – do Mundial de Velocidade.