Lucas Mahias: Campeão Mundial de Supersport

Luca Mahias encerrou a temporada do Mundial de Supersport com a conquista do título, depois de vencer a última corrida da temporada, em Losail, no Qatar.
O piloto francês chegou à última ronda com 20 pontos de vantagem sobre Kenan Sofuoglu, e mesmo perante uma vitória do turco, o francês precisava apenas terminar entre os 10 primeiros para garantir o título.
Mahias começou por registar a pole position, a sua primeira – e única – da temporada, para depois na corrida discutir a vitória com Jules Cluzel, acabando por vencer com apenas 0,023 s de vantagem sobre o seu compatriota.

Kenan Sofuoglu no fnal felicitou Mahias pela conquista do título

Quanto a Sofuoglu, o turco tinha sofrido uma tripla fractura da pélvis cerca de um mês antes, em Magny Cours, mas decidiu arriscar a participação no Qatar, apesar das magras possibilidades de poder sagrar-se de novo campeão. Kenan averbou o sétimo melhor tempo da Super Pole, e na corrida esteve sempre em recuperação, para terminar num surpreendente terceiro lugar – perdendo assim o título para Lucas Mahias.

Quem é Lucas Mahias?
O piloto francês, agora com 28 anos de idade, foi campeão se Supersport no seu país em 2014 (vencendo todas as 12 corridas da temporada!), e logo nesse ano participou em duas corridas do Mundial de Supersport. Depois de conquistar o título nacional, conseguiu lugar na Kawasaki Intermoto Poney Express para fazer toda a temporada de Mundial de SSP em 2015, mas esta quase terminava prematuramente para o piloto francês após as seis primeiras corridas: o patrão da equipa, Josef Kubicek, desapareceu sem deixar rasto dias antes da ronda portuguesa do campeonato, e a formação acabou desmantelada. Depois da ausência nas três corridas seguintes, Mahias conseguiria regressar ao campeonato para as últimas três rondas do ano, aos comandos da Yamaha da MG Competition. Terminaria a temporada em 12.º, tendo no entanto conquistado o seu primeiro e único pódio do ano, em casa, em Magny Cours.
Em 2016 não teve lugar no Mundial de Supersport, fez apenas três das últimas quatro corridas do ano da Taça FIM de Superstock 1000 integrado na PATA Yamaha Official Stock Team, e venceu duas e ficou em segundo na outra! Apesar de ter participado apenas em três das oito corridas do ano, terminou a temporada em 4.º.

Lucas Mahias foi Campeão do Mundo de Resistência em 2016

Mas esse ano de 2016 ficará na memória de Mahias por outros motivos: depois de ter terminado as 24 Horas de Le Mans em 4.º aos comandos da Suzuki do Team R2CL, a GMT94 Yamaha recrutou-o para substituir Louis Rossi, que tinha acabado de sair amigavelmente da equipa. Com a R1 da equipa francesa gerida por Christophe Guyot, Mahias venceu as 8 Horas de Portimão e as 8 Horas de Oschersleben, acabando por conquistar o título de pilotos no Mundial de Resistência.
Ganhou assim lugar na GRT Yamaha Official WorldSSP Team para regressar ao Mundial de Supersport para fazer toda a temporada de 2017.
Iniciou o ano com um pódio e conseguiu a sua primeira vitória na terceira ronda, em Aragão, assumindo o comando do campeonato. Só perdeu a liderança depois de cinco vitórias em seis corridas – e um segundo lugar – do regressado Kenan Sofuoglu, que esteve ausente das três primeiras rondas devido a lesão. E as lesões voltariam a baralhar as contas do Mundial de SSP: em Magny Cours Lucas Mahias megoou-se numa mão, nos treinos mas, ironicamente, reconquistou a primeiras posição do campeonato, uma vez que Sofuoglu não pôde correr porque caiu nos treinos e fracturou a pélvis. Apesar de ter sido apenas 4.º no final dessa corrida, Mahias voltava a comandar o campeonato. Ainda ‘tocado’, foi 5.º em Jerez, mas ainda com o turco de fora, e finalmente chegou a Losail com 20 pontos de vantagem sobre Kenan Sofuoglu, que estava de regresso, apesar de ainda não recuperado, para defender o título. Apesar do esforço do turco, Mahias conseguiu a sua segunda vitória do ano e, ao bater em pista Sofuoglu pela primeira vez em toda a temporada, assegurou o título de Campeão Mundial de Supersport. Chapeau, Monsieur Mahias!