Lusa aventura de pai e filho numa Volta ao Mundo

Kyr é um jovem de Torres Vedras que teve um sonho adiado devido à pandemia: nada menos que dar a volta ao mundo de moto com o seu pai, Sérgio. Mas agora esta dupla vai mesmo arrancar. Pai e filho sairão de Lisboa em Março de 2022.

Sérgio e Kyrylo Lyutov são pai e filho, têm dupla nacionalidade – russa e portuguesa – e estão determinados em cumprir a maior jornada das suas vidas unidos por duas grandes paixões: as aventuras e as motos.

O jovem Kyr é a força desta dupla e convenceu o pai a embarcar nesta épica jornada à volta do mundo, sob a designação de The Iron Butt Rider. Ambos tinham planos para arrancar antes, porém a pandemia deixou-os apeados em Torres Vedras, onde moram, mas trouxe-lhes também a vantagem de poderem consolidar este projeto, dá-lo a conhecer, angariar alguns patrocínios, praticar e ganhar experiência com os gadgtes de fotografia e filmagens, e ainda evoluir na condução das suas novas máquinas. Se inicialmente tinham previsto arrancar em cima de duas velhinhas Honda Transalp, agora contam com duas mais recentes Yamaha Téneré 700.

A viagem

Percorrer mais de 100.00 0km em 2 anos é o objetivo a que Sérgio e Kyr se propõem e que os levará a dar a volta ao nosso planeta. Com partida agendada para Março de 2022, esta viagem será composta por 3 etapas que no total atravessam mais de 60 países.

A primeira etapa irá ligar Lisboa a Vladivostok, cidade portuária Russa localizada junto ao Mar do Japão. Finalizada esta etapa, e após atravessarem o Oceano Pacífico, será em Vancouver que a jornada prossegue com o início da segunda etapa e que os levará a percorrer todo o continente Americano até Buenos Aires. A terceira etapa será para atravessar o continente africano com partida em Cape Town e regresso a Lisboa.

A viagem em si é mais do que a concretização de um sonho, é também uma oportunidade para testarem os seus limites e conhecimentos ao longo desta aventura. Um dos principais objetivos desta viagem é a passagem pelas paisagens e monumentos naturais do nosso planeta com a escolha de percursos fora das civilizações.

Os viajantes

Sérgio nasceu na Sibéria onde o próprio frio tem frio e as temperaturas chegam aos -50ºC. Casou e constitui família na Crimeia e em 2000 decidiu emigrar para Portugal, onde encontrou o lugar ideal para viver. Kyr sempre foi fascinado por motos de aventura, por meios que o transportam até locais únicos intocados pelo homem, onde a natureza contagia com paz e equilíbrio. Com 20 anos começou as suas viagens de moto, contando com percursos na Rússia, Africa, e Europa.

O fascínio do filho Kyr pelas viagens e motos não conseguiu deixar o pai Sérgio indiferente. Mecânico e eletricista com 30 anos de experiência, resolveu tirar a carta de moto aos 50 anos e quando descobriu que o seu filho tinha o plano de dar a volta ao mundo, juntou-se sem qualquer hesitação a esta aventura.

O progenitor desta mega aventura confessou à Motojornal que vive dias de excitação: “Com esta ideia e com um sonho prestes a realizar-se, já não me sentia assim desde os meus tempos de adolescente. Este projeto mudou a minha vida, não só por me conectar mais com o meu filho, mas porque ao chegar aos 50 anos percebes que a aventura começa agora”.

Kyrylo Lyutov, o jovem dos sete ofícios neste projecto, admitiu à Motojornal que os últimos tempos lhe criaram alguma incerteza, mas agora está ansioso por arrancar: “A motivação para esta aventura – devido ao tempo de espera e o atraso da partida – já teve os seus altos e baixos. Agora que tomei verdadeira consciência de que faltam apenas três meses para a partida estou super motivado e empenhado em terminar os preparativos. Agora estamos a lançar um conjunto de vídeos no youtube dos preparativos sobre a viagem. Estou também a construir um website e a criar conteúdos sobre este projeto. O facto de teremos dupla nacionalidade, portuguesa e russa, facilitou muito a nossa primeira etapa entre Lisboa a Vladivostok. Não teremos de fazer um único visto, e isso alíviou um pouco a parte burocrática nesta fase.”

A moto

Destinada a procurar novos horizontes e aventuras, a Ténéré 700 é a escolha ideal para esta história épica de um pai e um filho. Preparada para enfrentar as mais diversas condições de condução e garantir o conforto necessário numa viagem intercontinental, cada viajante levará a sua Ténéré 700 com decoração personalizada aos 5 continentes.

Acompanhe esta aventura em:

https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/experiences/the_iron_butt_rider

https://www.instagram.com/theironbuttrider/

https://www.facebook.com/theironbuttrider