Mais uma BMW R18 transformada, agora a The Blechmann

O austríaco Bernhard Naumann pegou numa R18, aplicou-lhe a sua arte e baptizou-a com a sua alcunha, The Blechmann - o Homem de Lata.

A BMW R18 ainda mal começou a sair da linha de produção, mas já há mais um preparador a fazer uma versão especial, chamada The Blechmann. O seu autor é o austríaco Bernhard Naumann, cuja alcunha, Blechmann (Homem de Lata), dá nome à sua criação.

Naumann não se limita a criar e transformar motos. A sua alcunha não surge por acaso. É um artista do metal, autor de várias esculturas. É talvez a veia de artista que o leva a não fazer desenhos daquilo que vai criar. «Desenho directamente no objecto usando o material final. Isto permite-me responder directamente aos requisitos e manter permanentemente um olho nas proporções», explica o austríaco.

Ele nem se considera um típico customizador. «O meu trabalho começa por retirar componentes da versão original até ficar com uma tela em branco. À medida que a construção progride, o desenho desenvolve-se. Chamo a isto ‘prototipagem rápida à Blechmann’».

Ele confessa que no caso da R18 colocou o carro à frente dos bois, de modo a conseguir as proporções perfeitas para a carenagem dianteira.

Low rider?

O assento é monolugar e baseia-se na estrutura original do assento e guarda-lamas traseiro, e o depósito é mais estreito, com recortes para os joelhos. Para o farol dianteiro inspirou-se noutra das suas criações, a Giggerl, uma street fighter futurista criada a partir duma R nineT.

Sem supresa, o imponente motor boxer de 1800 cc da R18 mantém-se em destaque, numa moto que foi pintada de preto, com tradicionais pin stripes usados nos modelos BMW de outros tempos.

No final temos uma moto que apesar de discreta, não consegue passar despercebida, como uma estrela de cinema com óculos escuros; resulta também numa moto difícil de caracterizar. Uma bagger sem malas? Uma low rider com carenagem? Não, é a BMW R18 The Blechmann!

Ler também:

BMW mostra versão final da R18