Marc Coma regressa ao Dakar como conselheiro da KTM

O espanhol vai usar a sua vasta experiência para apoiar os esforços das três equipas oficiais em competição neste evento de duas semanas.

Marc Coma, cinco vezes vencedor do Rally Dakar, vai estar na próxima edição do Dakar como conselheiro da KTM. O espanhol vai usar a sua vasta experiência para apoiar os esforços das três equipas oficiais em competição neste evento de duas semanas.

Marc Coma é um dos pilotos de maior sucesso na história da disciplina Rally-Raid, tendo vencido o Rally Dakar em cinco ocasiões, todas elas com as cores da marca austríaca. A estrela espanhola de 45 anos conta ainda com seis títulos do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country, o primeiro em 2005 e o último em 2014.

Com uma carreira de 14 anos, ao mais alto nível mundial entre 2002 e 2015, Coma assumiu o cargo de diretor desportivo do Dakar, cargo que ocupou de 2016 a 2018.

Em 2020, Marc competiu na categoria de carros no Rally Dakar na Arábia Saudita como co-piloto, ao lado do mundialmente conhecido piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso e, no final daquele ano, foi nomeado Gestor Geral da KTM Espanha, cargo que ocupa até hoje.

Marc Coma junta-se novamente ao departamento de competição da KTM para compartilhar a sua experiência e conhecimentos como conselheiro na prova rainha dos desertos. O espanhol disse que é com vontade e empenho que pretende abraçar este novo desafio e espera ajudar os pilotos com a sua experiência: “O mês de Janeiro parece ser muito intenso para mim e estou muito entusiasmado para começar. Ser convidado a regressar ao departamento de Ralis como conselheiro para o próximo Dakar é uma grande honra, mas penso que posso ser um verdadeiro trunfo para ajudar toda a estrutura. Espero ajudar a trazer a vitória de volta para uma das nossas equipas. Participei como piloto no Dakar por muito tempo, mas depois trabalhei três anos com a organização, e até passei um ano como co-piloto de carros. Creio que posso trazer experiência e um ponto de vista diferente para ajudar os pilotos e equipas a atingirem os nossos objetivos. Após sete anos, estou muito feliz por retornar ao Dakar como parte do Grupo KTM AG. Ainda tenho muitos amigos envolvidos na prova e estou ansioso por experimentar o espírito do Dakar ao vivo mais uma vez, levando um pouco da minha energia positiva a todos. Espero alcançar o nosso objetivo,” afirmou Marc Coma.