Marc Márquez apto só em Maio 2021?

O piloto espanhol da Repsol Honda foi ontem submetido a uma nova operação no braço direito e possivelmente só conseguirá regressar daqui a seis meses.

Marc Marquez continua em processo de recuperação à complexa lesão que o fez estar ausente das pistas deste o início da temporada de 2020, tendo sido submetido a uma nova operação, a terceira, no braço direito devido à lenta cicatrização do osso do úmero, que não melhorou nos últimos meses com o tratamento específico por ondas de choque.

Ontem, o espanhol foi operado no Hospital Ruber Internacional, em Madrid, conforme confirmou a Repsol Honda em comunicado. A cirurgia foi realizada por uma equipa formada pelos médicos Samuel Antuña, Ignacio Roger de Oña, Juan de Miguel, Aitor Ibarzabal e Andrea García Villanueva, e consistiu na retirada da placa anterior e na colocação de uma nova placa, com a adição de enxerto ósseo. O procedimento cirúrgico durou oito horas e decorreu sem complicações.

Segundo adianta a imprensa espanhola, para que o enxerto ósseo seja um sucesso, Márquez precisará de passar os próximos três meses em estado de repouso quase absoluto. Ou seja, este calendário de recuperação deixá-lo-á de fora automaticamente dos testes de Sepang, entre 19 e 21 de Fevereiro e do Qatar, entre 10 a 12 de Março. Se a este período, juntarem-se mais três meses de reabilitação progressiva antes de voltar a pilotar a sua Honda, Márquez terá de ficar ausente nas três primeiras corridas de 2021 (Qatar, Argentina e Austin), ao que acresce ainda a incerteza de que a sua lesão estará resolvida por essa altura.

Por outras palavras, será grande a probabilidade do piloto não regressar antes de 2 de Maio, aquando da realização do Grande Prémio de Espanha – justamente seis meses após sua intervenção de ontem.