Marc Marquez ausente do último GP do ano em Valência

Depois da ausência em Portimão, Marc Marquez vai também falhar o último GP do ano em Valência, com problemas de visão.

Depois de ter falhado o GP do Algarve, a Repsol Honda anunciou hoje que o piloto espanhol também vai falhar o GP da Comunidade Valenciana; para além disso, estará ausente também dos primeiros testes de Inverno.

Marquez sofreu um acidente quando treinava com moto de todo-o-terreno no fim de semana anterior ao GP do Algarve. Dias depois ainda não se sentia bem e passou de novo pelo médico. Tendo sido diagnosticado um «ligeiro traumatismo craniano», na terça-feira seguinte a equipa anunciou que o piloto espanhol não participaria no penúltimo GP do ano.

Foi uma decisão estranha e que levantou algumas dúvidas no paddock, por ter acontecido com tanta antecedência. Geralmente os pilotos acabam por viajar para o GP e a decisão médica é tomada na véspera do primeiro dia de treinos. Porém, os seus rivais foram unânimes em concordar com a decisão; os pilotos explicaram que, se o piloto não se sente em condições de pilotar, então deve parar e regressar só quando se sentir a 100%.

Acontece que Marc Marquez não está ainda em condições. Durante estes dias de recuperação, o piloto da Repsol Honda continuou a sentir mal-estar e alguns problemas de visão. Por isso, na segunda-feira consultou um oftalmologista, Sanchez Dalmau, no Hospital Clínic de Barcelona, que o examinou e detetou um episódio de diplopía, mais conhecida por visão dupla.

«A exploração realizada ao Marc Marquez após o traumatismo sofrido confirmou que o piloto apresenta diplopía e manifestou uma paralisação do quarto nervo direito com afetação do músculo oblíquo superior direito. Optou-se por realizar-se um tratamento conservador com controlos periódicos para seguir a evolução clínica. Este quarto nervo direito é o que foi lesionado em 2011», explica o oftalmologista Bernat Sánchez Dalmau.

Marquez já sofreu de visão dupla no passado

A lesão de 2011 a que o médico espanhol se refere é a que surgiu em consequência duma violenta queda na primeira sessão de treinos do GP da Malásia desse ano; uma semana antes tinha sofrido outro terrível acidente, ao abalroar Rathapark Wilairot depois do final da FP1 em Phillip Island. Entre os vários pilotos que foram surpreendidos pela chegada repentina da chuva em Sepang, Marc Marquez foi um dos que caiu. Ao contrário de Bradley Smith, não fraturou ossos, mas sofreu uma forte pancada na cabeça e pescoço; disso, resultou a inflamação do tal quarto nervo, ficando com visão dupla. Marquez estava na sua primeira temporada de Moto2 – depois de ter conquistado o título de 125 cc no ano anterior -, e estava na luta pelo título com Stefan Bradl. O piloto espanhol não pôde correr na Malásia, o penúltimo GP do ano, nem em Valência, onde a sua ausência acabou por dar o título ao piloto alemão.

Marc Marquez recuperou para o ano seguinte para conquistar o seu primeiro título de Moto2. Desta vez faltou aos dois últimos GPs do ano – Algarve e Valência, e vai faltar também aos primeiros testes de pré-temporada, agendados para a semana seguinte ao GP da Comunidade Valência .