Marc Marquez ausente nos próximos dois a três meses

Marc Marquez continuará ausente das corridas nos próximos dois a três meses. Conseguirá ele regressar antes do final da temporada?

A Honda anunciou hoje que houve mudança de plano na recuperação de Marc Marquez. O campeão mundial e a equipa consultaram vários especialistas e compararam as suas opiniões sobre a lesão que Marc Marquez sofreu no GP de Espanha. Depois deste processo o plano de recuperação foi alterado. Marc Marquez poderá continuar ausente nos próximos dois a três meses. O que significa que poderá mesmo não voltar à competição este ano.

Apesar de nunca ter sido anunciada uma data de regresso para o piloto espanhol, esperava-se que pudesse acontecer no GP de São Marino, cerca de dois meses depois da lesão inicial; esta aconteceu a 19 de Julho, no GP de Espanha. Recorde-se que a lesão se agravou depois de Marquez ter rodado nos treinos do GP da Andaluzia, após o qual a placa de titânio colocada no seu úmero se partiu num acidente doméstico. A segunda operação ocorreu a 3 de Agosto.

O objectivo agora é que Marc Marquez possa regressar quando o braço direito estiver totalmente recuperado. A equipa anuncia que o tempo necessário deverá ser de dois a três meses, antes de Marquez poder voltar a pilotar a sua moto.

Alberto Puig: «Não o queremos apressar»

«Tem havido muito debate sobre a recuperação de Marc e os seus prazos; mas desde o primeiro dia depois da segunda operação sempre dissemos que o único objectivo é ele ficar a 100%», diz Alberto Puig, o team manager da repsol Honda. «Não o queremos apressar. Assim que o Marc estiver em posição de regressar e competir ao nível que lhe conhecemos, então pensaremos no próximo objectivo», conclui o ex-piloto espanhol.

Mais tarde, entrevistado pelo site oficial do campeonato (requer subscrição), Puig acrescentaria: «Neste momento é impossível vencer o campeonato, e o Marc corre para vencer. Por isso achamos que é melhor trazê-lo de volta quando ele estiver na sua total forma física e que ele possa correr como sabe correr, que é em ‘full attack’».

Com este prazo, na melhor das hipóteses, Marc Marquez poderá regressar para o GP de Aragão, a 18 de Outubro, ou no seguinte, o de Teruel, a 25 de Outubro. Mas na pior das hipóteses poderá não estar a 100% para o último GP do ano, o GP de Portugal, a 22 de Novembro. Poderá a Honda ter feito este anúncio apenas para aliviar a pressão sobre o assunto e a ansiedade de ver o campeão mundial de novo em competição? Nesse caso, poderia Marc regressar antes do final do prazo dos dois meses, surpreendendo fãs e rivais?