Marc Márquez de regresso às pistas em Portimão

O piloto espanhol esteve em Portimão este fim-de-semana para uma sessão de testes privada. A recuperação da sua lesão ocular estará assim concluída (ou próxima disso).

Depois de vários meses “incógnito”, Marc Márquez volta a subir à sua Honda RC213V-S, a sua moto de treinos de velocidade, dando sinais que estará recuperado ou quase recuperado da sua lesão ocular. O espanhol esteve este fim-de-semana em Portimão, numa sessão de testes privados promovida pela Repsol Honda.

Marc Márquez, recorde-se, terminou prematuramente o campeonato 2021 de MotoGP por ter sofrido uma queda numa moto todo-o-terreno enquanto treinava. A notícia do seu afastamento para o resto da temporada foi confirmada dias antes da segunda passagem do Mundial pelo Algarve, devido às várias contusões sofridas pelo piloto, entre elas uma lesão ocular, comummente designada por “visão dupla”, problema que o piloto já havia tido em 2011. A reviver desde então um pesadelo antigo, o piloto espanhol nos últimos meses tem tentado manter-se afastado o mais possível dos holofotes mediáticos, deixando espaço para muitas especulações, inclusive a possibilidade do fim da sua carreira. Tanto o piloto como a sua equipa têm mantido muita reserva sobre a sua recuperação física, numa gestão de informação que deixou a imprensa e o paddock do MotoGP intrigados sobre a verdadeira condição de Marc Márquez. Mas parece que esta saída para a pista no AIA vem dar um sinal mais consistente de que o catalão estará em condições de continuar e que vai estar na grelha de Losail, no Qatar, para a primeira ronda do campeonato de 2022, a 6 de março.

Do pouco que se vai sabendo de forma oficial é que esta ida ao Autódromo de Portimão teve como objetivo dar ao piloto o primeiro contacto com o asfalto para saber como fisicamente reage em cima de uma moto de circuito, a alta velocidade, e num dia de muitas voltas à pista. Sabe-se ainda que o #93 já não se vai submeter a uma cirurgia ocular. Todavia, ainda não está confirmado que o espanhol vai estar em condições para os testes de pré-época, em Sepang, a 5 e 6 de Fevereiro.

Outros artigos:

Marc Marquez ausente do último GP do ano em Valência