Daelim XQ2 300 já à venda

A nova scooter GT da Daelim - a XQ2 300 - já está disponível na rede de vendedores autorizados da marca.

Daelim XQ2 300

A marca coreana Daelim acaba de colocar nos circuitos comerciais a versão XQ2 300, um modelo dirigido aos utilizadores com carta de condução A2/A que procuram um veículo prático para combinar as deslocações na cidade com percursos em autoestrada a velocidades desafogadas.

Esta scooter GT de 300 cc partilha com a sua irmã XQ1 125 o mesmo quadro sobredimensionado e a estética, sendo agora movido por uma mecânica de última geração, refrigerada por líquido e com cabeça de 4 válvulas acionadas por dupla árvore de cames (DOHC), que duplica os registos de potência e binário da 125, até aos 23,5 cv às 7.750 rpm e 22,72 Nm às 6.250 rpm, respetivamente.

Ergonomia GT

Com esta XQ2 pode rolar por estradas e autoestradas com a maior estabilidade proporcionada pelas suas rodas de 15 e 14 polegadas (medidas muito similares à das scooters de “roda alta”), sem perder a manobrabilidade e agilidade no tráfego urbano características do modelo de 125 cc.

Ao contrário do que sucede com a XQ1 (que tem uma versão de plataforma plana), esta XQ2 conta com um túnel central, com uma altura do assento muito contida, abaixo dos 800 mm (exatamente 790 mm), que permite a praticamente todas as estaturas chegar ao solo com ambas as plantas dos pés. Ou seja, este é o modelo GT de cilindrada média com um assento que conta com a cota mais baixa do mercado. Contudo, isto não significa que a XQ2 300 não seja a mais indicada para aqueles de maior estatura: pelo contrário, já que a sua grande envergadura (2.178 mm de comprimento) traduz-se numa posição de condução ampla e com grande habitabilidade que, além do mais, permite uma segunda posição de condução mais descontraída, com as pernas esticadas (tipo “custom”) para rodar em estrada.

Tecnológica

Na XQ2 300 aa Daelim emprega o sistema de chave inteligente. Este permite ligar a moto sem tirar a chave do bolso, nem tirar as luvas das mãos. A tecnologia de iluminação LED é igualmente empregue na XQ2, recorrendo a uma dupla ótica no farol frontal de alta intensidade, baixo consumo elétrico e elevada durabilidade; Já os díodos de LED também se encontram agrupados por matrizes nos quatro piscas e mediante guias luminosas no farolim traseiro/luz de travão.

Também integra o pacote electrónico da XQ2 300 um modulador de ABS de dois canais independentes desenvolvido pela empresa alemã Bosch (última geração 9.1M) aplicado aos seus travões de disco de 270 e 220 mm (ambos com pinças de pistão duplo).

A Daelim XQ2 300 oferece ainda um painel que reúne um mostrador com velocímetro analógico integrado num grande ecrã LCD que inclui gráficos de nível de combustível e conta-rotações, conta-quilómetros total e parcial (em simultâneo), relógio e temperatura do motor, para além de cinco luzes avisadoras. Com pormenor distintivo, a cor de fundo da retroiluminação do ecrã pode ser alternada a partir de uma paleta de 7 cores.

A nível de equipamento vale a pena destacar ainda a dupla dotação de descanso central e lateral (este último com interruptor de corte de ignição quando é acionado), piscas de emergência (“Warning”), luz de presença no espaço principal de carga sob o assento, dupla entrada USB no interior do porta-luvas lateral e manetes de travão reguláveis em amplitude (4 posições), para se adaptarem à ergonomia do seu condutor.

Muita arrumação

Debaixo do assento de dois níveis cabe um capacete integral e sobra ainda um espaço extra para outros objectos. Na lateral do baú de carga está montado um hidráulico que o mantém aberto e uma cobertura de veludo no fundo para proteger o conteúdo, com a iluminação interior. Além deste espaço possui um porta-luvas lateral (sem proteção de fechadura) para esvaziar os bolsos ou carregar em marcha um telemóvel empregando as tomadas USB. Possui ainda um segundo porta-luvas central com fechadura, que integra a abertura mecânica do assento e um interruptor especial para utilizar em zonas de inibidores quando falhe a chave inteligente.

Opcionalmente, pode-se acrescentar uma top-case da marca Shad de 39 litros de capacidade e tampa superior condizente com a cor da moto; o kit inclui as diversas fixações a um preço especial de 223 € (IVA incluído), apenas nos pontos de venda autorizados Daelim.

Todo este longo elenco de características culmina com um preço de aquisição especial de lançamento de 3.795€ (IVA incluído) e já está disponível em duas cores: Vermelho e Cinzento Metalizado.