Marco Silva – Piloto do Nacional de Motocross precisa da sua ajuda

O piloto do Nacional de Motocross, Marco Silva, precisa da sua ajuda! Saiba como pode apoiar a causa do piloto de 24 anos.

Marco Silva é um piloto bem conhecido do paddock do CN MX – Campeonato Nacional de Motocross, onde competiu por várias épocas na classe MX2. Em 2021, decidiu apostar na classe rainha do CN MX 2021, ano em que conseguiu chegar à Seleção Nacional de MX, objetivo que sempre foi um dos seus maiores sonhos.

Porém, a 21 de Novembro do ano passado, Marco Silva, num dos seu treinos com moto teve uma queda com gravidade, resultando daí várias fraturas e uma complicada lesão medular.

Depois de vários meses internado, o Marco continua em recuperação num longo e árduo caminho de tratamentos e fisioterapia, que têm tido custos financeiros elevados, difíceis de suportar pela família, conforme nos relatou a sua namorada, que incansavelmente tem apoiado piloto, e que é também porta-voz e mentora de uma página de apoio no Facebook e de outra destinada à angariação de fundos para ajudar o Marco Silva.

Num apelo que Inês Ramos nos fez chegar à redação da Motojornal.pt, a namorada do piloto escreve assim:

“O Marco tem 24 anos, é atleta federado de motocross e personal trainer. Uma pessoa tímida e humilde, muito amigo dos seus amigos. O Marco é apaixonado pelo desporto e bastante persistente na luta pelos seus objetivos e sonhos. Tendo em setembro de 2021 concretizado um dos seus maiores sonhos: representar a seleção nacional portuguesa de motocross. 

Dia 21 de Novembro de 2021, enquanto treinava Motocross, sofreu uma grave queda que o deixou bastante debilitado, com uma paraplegia. Deste acidente resultaram 21 fraturas e uma lesão medular. O Marco foi submetido a 2 delicadas cirurgias e esteve cerca de 5 meses internado, no hospital de São José, hospital do Barreiro e Centro de Reabilitação de Alcoitão.

O Marco está em casa desde 12 de Abril e neste momento ele e toda a família estão totalmente focados na sua recuperação. 

O Marco precisa da ajuda de todos para conseguir ter os meios necessários para a sua recuperação. Todos os tratamentos são bastantes demorados e são dispendiosos, assim como as consultas e despesas farmacêuticas. 

Neste momento está a fazer fisioterapia na Saudis, uma clínica especializada na área, em Setúbal, mas a ida ao estrangeiro é uma porta que não está fechada.

 Como o Marco não “rompeu a medula” é possível recuperar. Apesar de ainda não ter nenhum movimento nos membros inferiores, já tem alguma sensibilidade profunda e alguma contração muscular. No entanto, estamos cientes que todo o processo será bastante demorado. 

 Razão pela qual sentimos a necessidade de pedir ajuda. 

O intuito é nos ajudarem a divulgar esta causa para angariarmos os fundos necessários para os tratamentos do Marco.

 Estamos com uma angariação ativa, onde tentamos angariar 30 mil euros, valor estimado para um ano de tratamentos (em Portugal, se se mantiver o que está a ser feito neste momento).

Será um longo caminho mas acreditamos que seja possível!” 

Aqui fica o relato de Inês Ramos em nome de Marco Silva e da família no sentido de apelar à solidariedade da comunidade das duas rodas para prestar, individualmente ou em grupo, o contributo possível à recuperação do piloto de Alcochete. Para o fazer, basta seguir o link para a página de crowdfundig em https://ppl.pt/causas/marco