Maria Costello é um daqueles nomes que qualquer fã do Road Racing rapidamente reconhece. A piloto britânica de 52 anos elevou-se ao estatuto de lenda do Isle of Man TT e das corridas em estradas públicas, abrindo caminho como mulher num mundo onde os homens dominam.
Foi a primeira mulher a conseguir um pódio numa categoria a solo, a Ultra Lightweight, no Isle of Man TT em 2005. A sua carreira desportiva vai muito além do habitual, com Maria Costello a celebrar este ano nada menos do que 30 anos no Mountain Course. Infelizmente, esta visita ficará para sempre marcada na sua vida e no seu corpo.
Para além de se ter inscrito no programa do evento na categoria Sportbike, Maria tinha também como objetivo disputar as vitórias na categoria Sidecars. Durante a qualificação, quando passava na zona de Brandish, pilotava o seu sidecar acompanhada por Shaun Parker, quando a dupla sofreu um aparatoso acidente.
Aliás, este foi um de dois acidentes que levaram mesmo a organização do Isle of Man TT a optar por cancelar por completo todas as atividades dos sidecars este ano, devido a questões de segurança.

Como resultado do acidente, numa demonstração de como a ilha é impiedosa, Maria Costello está agora a enfrentar a corrida mais difícil da sua vida enquanto se encontra internada numa unidade de cuidados especializados em Liverpool, Inglaterra.
Inicialmente a organização do Isle of Man TT anunciou que tanto Maria como Shaun estavam conscientes e a falar com os comissários de pista que prontamente os socorreram. Ficou desde logo claro que as lesões seriam graves, mas apenas agora se sabe ao certo quais são as lesões sofridas pela piloto e pelo co-piloto.
De acordo com uma página de Crowdfunding criada para ajudar a piloto, Maria Costello está atualmente paralisada do peito para baixo, tendo fraturado as vértebras T5 e T6. Escrevemos ‘atualmente’, pois existe a esperança de que com tratamentos especializados e cirurgias seja possível recuperar o uso das pernas. Para além disso, sofreu fraturas em várias costelas, num braço, no esterno, para além de nariz partido e na órbita ocular. Outra das lesões que inspira muitos cuidados é uma laceração de Grau 4 no fígado.
A piloto, de acordo com informações partilhadas pela família, encontra-se animada tendo em conta o contexto em que se encontra, e decidida a recuperar-se.
Com esta lista de lesões, principalmente a paralisia do peito para baixo, Maria Costello terá de adaptar toda a sua vida. Não só vai ter de cumprir um extenso programa de recuperação e cirurgias, que, possivelmente, permitam voltar a andar, como também vai ser preciso adaptar a sua residência para a sua nova condição física.
A campanha de Crowdfunding tem como objetivo angariar um valor total de cerca de 230.000 euros, sendo que em poucas horas desde o início da campanha solidária já foram angariados mais de 35.000 euros.
Quanto ao co-piloto Shaun Parker, o quadro clínico não é tão grave, mas ainda assim também é relevante. Também foi transportado para um hospital em Liverpool depois de primeiros momentos de assistência no hospital na Ilha de Man, apresentando um diagnóstico que conta com pulmão perfurado, diversas fraturas na perna esquerda e tornozelo, fraturas várias nas costelas, na mandíbula e na omoplata.
A redação da Revista Motojornal envia votos de melhoras tanto à Maria Costello como a Shaun Parker.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!