Mariana Afonso é Campeã de Espanha de Trial

A piloto portuguesa de trial, Mariana Afonso, conquistou o título no campeonato espanhol da especialidade, na classe TR3.

Com apenas 15 anos, Mariana Afonso tornou-se este sábado a primeira piloto portuguesa a conquistar o título espanhol de Trial. Este é considerado um dos campeonatos nacionais mais importantes da modalidade a nível mundial.

A jovem piloto de Viana do Castelo, venceu a prova de Cal Rosal, em Barcelona, e confirmou o triunfo na categoria feminina TR3. Jé em 2020, a Mariana se havia destacado na Taça do Mundo de Trial2 Women, onde terminou na oitava posição.

A piloto da Sherco venceu a derradeira prova da competição, disputada este sábado, em Cal Rosal, na província de Barcelona, terminando a competição espanhola com o pleno de vitórias nas cinco provas da temporada.

“Ainda nem consegui processar bem este momento”, afirmou Mariana Afonso, pouco depois de ter conquistado o título, na ronda catalã. “Sabia que bastava terminar a prova para conquistar o título e na primeira volta estava muito nervosa. Na segunda volta consegui ter mais calma, fizemos um bom trabalho e conseguimos ganhar também esta prova. Ser campeã em Espanha é uma alegria enorme porque trabalhámos muito para isto. Muito obrigada à minha família, aos meus patrocinadores e a todas as pessoas que me ajudaram a atingir este nível em 2020. É um orgulho muito grande poder levar este título para Portugal e para Viana do Castelo”, referiu a promissora piloto portuguesa, que terminou a competição com 21 pontos de vantagem sobre a segunda classificada, a espanhola Lucia Gomez Gonzalez.