Mariana Afonso em Itália no arranque da Taça do Mundo de Trial

Mariana Afonso em fim-de-semana de aniversário iniciou uma nova temporada internacional na Taça do Mundo de Trial. Foi em Itália.

No fim de semana em que completou 16 anos de idade, Mariana Afonso começou a época da Taça do Mundo de Trial2 Women, em Tolmezzo, Itália. A jovem piloto de Viana do Castelo estreou-se com uma nova moto e conseguiu o 11º lugar entre concorrentes de Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Noruega.

Depois de uma longa espera, motivada pelas circunstâncias da pandemia mundial, Mariana Afonso começou oficialmente a sua temporada desportiva este fim-de-semana, em Tolmezzo, no norte de Itália, palco da primeira prova da Taça do Mundo de Trial2 Women, integrada no Campeonato do Mundo da especialidade. A jovem piloto portuguesa, que em 2020 fez história ao conseguir o título feminino TR3 no Campeonato de Espanha de Trial, estreou-se aos comandos de uma GasGas e conseguiu o 11º lugar nos dois dias de competição em Itália, mostrando a sua evolução perante adversárias mais experientes.

“Depois de tantos meses a treinar, foi muito bom poder finalmente competir e logo na Taça do Mundo, onde obviamente o nível é muito alto.”, afirmou a piloto de Viana do Castelo. “Comecei algo nervosa no sábado, mas depois consegui estabilizar e penso que no domingo já estive mais próxima dos meus objetivos para esta época, que será necessariamente de aprendizagem. Foi preciso sofrer um pouco com o calor, estiveram temperaturas na casa dos 37o C, mas cheguei ao final com o sentimento de missão cumprida. Penso que evoluí como piloto e representei a minha região e o meu país no Campeonato do Mundo, que é algo que me deixa sempre muito orgulhosa.” concluiu Mariana Afonso.

Depois da abertura da Taça do Mundo, Mariana Afonso vai agora disputar a primeira prova do Campeonato de Espanha de Trial, onde este ano ascenderá à categoria TR2. A prova disputa-se em La Foz de Morcín (Astúrias), nos dias 26 e 27 de junho.

Outros artigos:

Mariana Afonso é Campeã de Espanha de Trial

Mariana Afonso perto do título espanhol