Maverick Viñales na Aprilia em 2022?

E se Maverick Viñales deixasse a equipa oficial Yamaha e ingressasse na equipa de fábrica da Aprilia? É isso que Ricard Jové, antifo manager do piloto espanhol, acredita que vai acontecer.

Tal como fogo de palha no verão, uma notícia-bomba explodiu no paddock de Assen esta noite. Maverick Viñales poderá vestir as cores da Aprilia já na próxima temporada. Para já é pura especulação, mas o onde há fumo há fogo, e o fumo vem de uma fonte credível. A bomba foi largada por Ricard Jové nas redes sociais. Jové, ex-jornalista, antigo campeão espanhol de supermoto, e com longa carreira no paddock do Mundial como manager de pilotos e equipas, é atualmente também comentador televisivo. Foi manager de Maverick Viñales quando este chegou ao Mundial nem 2011 na Blusens em 125 cc, de cuja estrutura também fazia parte, o que lhe dá credibilidade.

Jové diz que tem 95% de certeza de que o piloto da Monster Energy Yamaha estará em 2022 na equipa oficial Aprilia, ao lado de Aleix Espargaró. Seria uma transferência inesperada, tendo em conta que o piloto espanhol tem contrato com a equipa japonesa até ao final de 2022. Mas todos os contratos têm clausulas de rescisão, é tudo uma questão de n€gociações.

Viñales não tem escondido algum desagrado nesta temporada em que tem parecido um ioiô com tantos altos e baixos em termos de resultados; por isso, já teceu duras críticas à Yamaha. O piloto acabou mesmo por mudar de engenheiro de corrida. O piloto espanhol dispensou Esteban Garcia, com quem trabalhou nos últimos três anos; passou a trabalhar com Silvano Galbusera a partir do GP da Catalunha. O veterano técnico trabalhou com Valentino Rossi – sendo substituído por David Muñoz – antes de integrar a a equipa de testes da Yamaha, que deixou para regressar ao paddock com Viñales.

A verdade é que a pausa de verão, que começa após este GP dos Países Baixos, poderá trazer esta e outras novidades…