Maverick Viñales sente que podia ter feito melhor em Misano

Após a corrida do fim de semana passado o piloto da Aprilia Maverick Viñales sente que podia ter feito melhor em Misano, talvez até terminar «entre os três ou quatro primeiros».

Regressado às corridas em Misano depois da ausência no Texas, Maverick Viñales obteve o seu melhor resultado desde que se juntou à Aprilia no fim-de-semana passado; saiu do 19.º lugar e terminou em 8.º, a menos de 0,2 s do seu companheiro de equipa Aleix Espargaró, que acabou à sua frente.

«Antes da corrida fizemos substanciais alterações no equilíbrio da moto. Foi um risco, mas o objetivo é tentar conhecer a moto cada vez melhor. E funcionou muito bem. Tive um bom ritmo desde as primeiras voltas, e o que me impediu de lutar por um resultado melhor foi o facto de ter que recuperar muitas posições vindo lá de trás», disse Viñales aos jornalistas depois da corrida.

Após aquela que foi a sua terceira corrida aos comandos da Aprilia RS-GP, Viñales continua o processo de adaptação à moto italiana, mas terminou confiante de que poderia ter feito um melhor resultado.

«O nosso potencial era maior nesta corrida»

«Preciso de aprender muitas coisas em apenas algumas voltas, além disso, as primeiras foram muito cautelosas, porque nunca testei esta afinação antes da corrida. Até acho que o nosso potencial era ainda maior nesta corrida, porque consegui voltas muito rápidas mas perdi muito tempo, no mínimo 10 a 15 segundos nas primeiras voltas, para tentar ultrapassar os outros pilotos», explicou Maverick Viñales, que terminou a 18,607 s do vencedor, Marc Marquez.

«Basicamente o nosso progresso é passo a passo, mas estou feliz porque estamos a fazer esse progresso. Agora em Portimão, com as alterações que fizemos, estou bastante confiante; estou confiante de que mesmo hoje, se tivesse arrancado da primeira ou segunda linha, acho que tinha conseguido estar entre os três ou quatro primeiros».

A melhor qualificação de Viñales com a Aprilia foi um 10.º lugar, aqui em Misano, no GP de São Marino, tendo depois perdido posições, terminando a corrida em 13.º.

Sensações diferentes teve o seu companheiro de equipa, Aleix Espargaró, que terminou à sua frente, em oitavo. «Estou suficientemente feliz com os pontos que conquistámos hoje, especialmente porque o meu ritmo não foi excecional», disse o espanhol. «Infelizmente não senti aderência no pneu traseiro, e tive dificuldades ao longo da corrida. Tendo em conta todas as complicações do fim de semana, sair de Misano com uma prestação sólida é importante», concluiu Aleix Espargaró, que saiu do 11.º lugar de grelha de partida.