Maverick Viñales vence GP Malásia

Num fim-de-semana de emoções contraditórias, Maverick Viñales conseguiu em Sepang a sua segunda vitória da temporada no MotoGP.

Maverick Viñales vence GP Malásia

Desta vez Maverick Viñales não deixou escapar a vitória, num corrida em que foi mais forte e contundente que o já campeão em título, Marc Márquez.

Também é certo que o piloto da Honda sofreu uma violenta queda este sábado, facto que o impediu de estar nos lugares cimeiros da grelha de partida. Arrancou em 11º lugar. Mas não se pense que foi devido a esta circunstância que Márquez ficou arredado de se bater pela vitória. Pelo contrário, o piloto catalão à quarta volta já era segundo, o que demonstrou bem a facilidade com que se desenvencilhou da concorrência. Só que, lá na frente, seguia um Viñales muito forte e com uma Yamaha que parece estar mais competitiva que nunca. E portanto, o homem da Repsol Honda passou toda corrida na perseguição à Yamaha de Viñales, porém sem nunca chegar a ser uma verdadeira ameaça. No final, ambos viram a bandeira xadrez sem se importunarem e sem serem importunados.

Maverick Viñales desta vez venceu e bateu mesmo Márquez, que foi segundo. Já na terceira posição, a luta foi mais interessante, com Andrea Dovizioso a levar a melhor sobre o veterano Valentino Rossi, que foi 4º, e sobre o homem da Suzuki, Alex Rins, que foi 5º classificado.

Refira-se que Marc Márquez, ao somar 395 pontos com este segundo lugar do pódio, bateu o recorde de mais pontos numa temporada, ultrapassando nesta estatística Jorge Lorenzo, que desde 2010 detinha um registo de 383 pontos.

Moto 2

Alex Marquez Campeão Moto2 2019

Em Sepang, Brad Binder, o homem da Red Bull KTM Ajo, venceu a corrida deste Domingo. Alex Márquez foi segundo e Thomas Luthi o fechou o pódio.

O irmão mais novo de Marc Márquez fez uma corrida sem arriscar demasiado e viu a sua prestação compensada nas contas do Campeonato. No final da ronda de Sepang pode comemorar o título de Campeão do Mundo de Moto2. Dois irmãos sagrarem-se campeões do Mundo na mesma temporada é um um facto inédito na história dos Mundiais de Velocidade.

Luto em Sepang

Este fim-de-semana ficou marcado por emoções muito contraditórias. Se em Sepang viveram-se momentos de grande euforia este Domingo, também se viveram momentos de consternação. Isto porque, no sábado, o jovem piloto Afridza Munandar, piloto da Asia Talent Cup, após uma queda, acabou por não resistir. Após ter sido estabilizado pela equipa médica do circuito, foi transferido de helicóptero para o Hospital de Kuala Lumpur. Mas viria a falecer minutos depois de dar entrada naquela unidade de saúde. O indonésio tinha 20 anos.

Classificação final da corrida de MotoGP – GP Malásia 2019

Maverick Viñales vence GP Malásia