Comparativo Café Racer: 7 modelos em análise

Neste comparativo Café Racer mostramos o que continua a ser uma forte aposta dos principais construtores, cada um com as suas interpretações particulares.

Texto: Domingos Janeiro

Anterior
Seguinte

Husqvarna Vitpilen 701

Destaques: 11.441 € | 692 cc | 75 cv | 157 kg

O regresso da Husqvarna aos modelos de estrada não poderia ser feito de outra forma.
Modelos de aparência futurista e minimalista, que nos tornam no centro das atenções.
As ópticas em LED ajudam e muito, no design moderno, um dos mais futuristas deste comparativo café racer.

Rodar aos comandos da Vitpilen, é um verdadeiro exercício de estilo! Mas, se a estética cumpre pela positiva, já as prestações deixam-nos um pouco mais reticentes. É uma moto dura, com uma posição de condução muito extrema.

A altura do assento ao solo é de 830 mm, que nos faz chegar ao chão com apenas um pé, muito por culpa do largo arco das pernas.

Espaço para passageiro suficiente, sem pegas para segurança, com pousa-pés em borracha que ajudam a filtrar as vibrações.

Mas nem tudo são “espinhos”! O motor de um cilindro empresta-nos 75 cv de potência para desfrutarmos de bons momentos, com os 72 Nm de binário a chegar-nos às 6750 rpm.

Uma baixa muito forte, que nos faz recorrer ao quick shift de origem com frequência e que se torna um autêntico vício para ouvirmos as pequenas “explosões” melódicas expelidas pelo silenciador Akrapovic, aqui montado como acessório.

Por falar em acessórios, as jantes de raios também o são! Devido à arquitectura do motor, de um cilindro de grande capacidade, somos obrigados a rodar acima das 4000 rpm, com o motor sob tensão, pois caso contrário sofremos muito com o bater do bloco, pouco prático na cidade.

A caixa de seis velocidades está bem escalonada e com bom tacto. O consumo, de 4,4 litros aos 100 km, é dos mais baixos das sete.

Em termos dinâmicos, a travagem é potente, mas o tacto, principalmente da manete direita, responsável por operar o disco dianteiro de 320 mm, com pinça radial de quatro êmbolos, mostra-se demasiado reactivo e “on-off”.

O travão traseiro apresenta um tacto exemplar e com o ABS não muito interventivo.
Suspensões firmes e com ajustes, tanto na frente como atrás.

Necessitamos de uns bons quilómetros para nos habituarmos às reacções da frente, que custa a entrar em curva, levando-nos a ter que forçar um pouco.

Apresenta uma condução exigente e acusa de forma imediata a intervenção do travão dianteiro. As vibrações estão sempre presentes e os retrovisores sofrem muito com esse efeito, já que quanto mais elevada for a rotação, menos visibilidade temos.

O controlo de tracção, desligável, ajuda-nos a manter o forte binário controlado, assim como o levantar da roda da frente. O painel de instrumentos é o mais básico de todas e a autonomia que nos é apresentada varia de forma exagerada, pelo que será preferível optarmos por nos guiar pelo nível de combustível apresentado por barras.

Para desligarmos o controlo de tracção, basta ficarmos a carregar no botão colocado no painel, que não tem qualquer indicação. É uma espécie de botão “secreto”! O painel tem toda a informação necessária, mas não prima pela visibilidade.

FICHA TÉCNICA HUSQVARNA SVARTPILEN 701
PREÇO 11.441€
MOTOR TIPO  um cilindro, 4T, refrigerado por líquido
DISTRIBUIÇÃO  árvore de cames à cabeça
DIÂMETRO X CURSO  105 x 80 mm
CILINDRADA  692 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  75 cv/n.d.
BINÁRIO MÁXIMO  72 Nm/6750 rpm
EMBRAIAGEM  multidisco em banho de óleo, deslizante
CAIXA  6 velocidades
FINAL  por corrente
QUADRO  treliça em tubos de aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha invertida WP, Ø43 mm, curso 135 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA  monoamortecedor WP, ajustável na pré-carga, curso 135 mm
TRAVÃO DIANTEIRO  disco de 320 mm, pinça radial de 4 êmbolos, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70-17”
PNEU TRASEIRO  160/60-17”
COMPRIMENTO MÁXIMO  n.d.
LARGURA MÁXIMA  n.d.
ALTURA DO ASSENTO  865 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1466 mm
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO/TRAIL  n.d./n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  12 litros
PESO  157 kg (a seco)
CORES  cinzento
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Jetmar
Anterior
Seguinte