Mercado – Ducati confirma que 2022 foi o melhor ano de sempre!

A marca italiana anuncia que em 2022 entregou 61.562 motos em todo o mundo. Ducati fechou o ano com novo recorde!

Apesar de todas as dificuldades relacionadas com logística e fornecimento de componentes essenciais, os maiores fabricantes de motos continuam a apresentar resultados bastante encorajadores. Desta feita foi a vez da Ducati anunciar que 2022 fechou com um número recorde de motos entregues a clientes: 61.562 motos.

Esta é a primeira vez que a marca de Borgo Panigale ultrapassa a marca das 60 mil motos entregues a Ducatistas ao longo de 12 meses. O que revela bem que os modelos da Ducati estão a ser bastante procurados em todo o mundo. Em termos percentuais, estes resultados representam um crescimento global de 3,6% comparativamente a 2021.

Um resultado comercial ao qual se adicionam ainda os inúmeros títulos em MotoGP e no Mundial Superbike, conquistas desportivas que, certamente, terão ajudado a marca italiana a potenciar as vendas de motos de estrada.

ducatiNúmeros que deixam Claudio Domenicali, CEO da Ducati, obviamente satisfeito com o trabalho realizado pelos concessionários e rede internacional de distribuidores, referindo que “Este resultado de vendas é o corolário do caminho que nos viu investir firmemente no desenvolvimento de motos inovadoras e, de forma consistente, lutar para melhorar a qualidade do produto e a experiência de que desfrutam os nossos apaixonados Ducatisti. Alcançar um resultado de vendas acima do já excelente de 2021, num ano tão difícil para todo o sistema automotivo, que foi afetado por sérias descontinuidades de fornecimento, particularmente no mundo dos semicondutores, é realmente uma importante medida da flexibilidade com a qual toda a Ducati reagiu, juntamente com os nossos fornecedores e concessionários. Esta flexibilidade permitiu-nos conter o impacto do atraso das entregas aos nossos fãs – aos quais aproveito esta oportunidade para agradecer pela sua paciência e dedicação – e atingir assim este resultado de vendas”.

Domenicali aproveita também a ocasião da divulgação dos resultados de vendas anuais para agradecer aos trabalhadores, mas também aos sindicatos de trabalhadores, que têm ajudado a marca a flexibilizar a sua produção, garantindo resultados recorde como os agora anunciados.

ducatiEm termos de análise de mercado e vendas, o maior mercado para a Ducati, naturalmente, é o italiano. Em Itália a marca vendeu 9.578 motos, sendo que o segundo maior mercado é o da América do Norte com 8.441 unidades entregues, sendo de destacar que no caso americano a performance de vendas é ligeiramente inferior em comparação com 2021 (-6%), muito por causa de dificuldades logísticas.

Já a Alemanha é o terceiro maior mercado para a Ducati, com 6.678 motos vendidas no ano passado, um aumento de 9%.

Em relação a Portugal, e tendo por base os dados recentemente divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a marca italiana apresenta também uma performance interessante em termos de vendas. O ano passado significou um aumento de 22,2% comparativamente a 2021, com os concessionários nacionais a entregarem um total de 441 motos.

Infelizmente ainda não sabemos qual o modelo mais popular entre os Ducatistas portugueses. Aguardamos os dados da ACAP para entender melhor estes números de mercado.

Mas se é verdade que ainda não sabemos qual a moto da Ducati mais vendiade em Portugal, o mesmo não se pode dizer a nível internacional. No comunicado agora divulgado, a marca de Borgo Panigale confirma que a Multistrada V4 (em todas as suas variantes) é a moto mais procurada pelos clientes e ocupa confortavelmente o primeiro lugar de motos mais vendidas da gama: 10.716 unidades.

Seguem-se a família Monster com 7.971 unidades, e ainda a gama Ducati Scrambler com 6.880 unidades vendidas.

2022 foi um ano recorde também para a rede comercial, que continua a crescer, aproximando-se cada vez mais dos Ducatisti por todo o mundo. No final de 2022, existiam 821 concessionários Ducati, o número mais elevado de sempre, que, com a adição dos novos mercados de Brunei, El Salvador e Mongólia, representam a Ducati em nada menos que 96 mercados.

Para ficar a conhecer melhor toda a gama da Ducati apenas tem de clicar aqui.

Fique atento a www.motojornal.pt para mais novidades e notícias do mundo das duas rodas. A não perder!