Mercado europeu mantém-se estável no 1º semestre de 2022

As vendas nos maiores círculos comerciais do mercado europeu das duas rodas permaneceram estáveis nos primeiros 6 meses de 2022.

De acordo com a ACEM – Associação Europeia de Construtores de Motociclos, a comercialização de motos e ciclomotores novos em cinco dos maiores círculos que constituem o mercado europeu – ou seja, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – durante os primeiros seis meses de 2022 apresentou uma ligeira queda de 0,5%, com vendas acumuladas de 532.460 unidades, contras as 532.980 unidades registadas no mesmo período de 2021.

Alguns dos maiores mercados europeus de motos registaram aumentos, incluindo Alemanha com 117.800 unidades matriculadas (+1,7%) e Espanha com 91.870 unidades vendidas (+10,7%).

Por oposição, verificou-se uma diminuição de vendas em França, que teve um registo de 108.000 unidades (-6,4%), em Itália obteve 161.500 unidades, o que resultou numa descida de -2,8%; e no Reino Unido que teve 532.980 motos registadas, significando uma descida de -0,5% em comparação com o mesmo semestre de 2021.

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Ciclomotores

Já no segmento de ciclomotores, o mercado europeu teve um desempenho ligeiramente melhor durante os primeiros seis meses de 2022.

Os registos de motos até 50 cc atingiram um total de cerca de 134.500 unidades nos seis maiores mercados europeus, ou seja, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha. Isso representa um aumento de 1,0% em relação aos primeiros seis meses de 2021.

Sobre este desempenho no primeiro semestre de 2022 aferido pela ACEM – Associação Europeia de Construtores de Motociclos (European Association of Motorcycle Manufacturers) Antonio Perlot, Secretário Geral daquele organismo, disse que:

“Nos últimos meses, as vendas de veículos de duas rodas foram afetadas por interrupções logísticas a nível internacional. Isto levou a um atraso nas entregas de veículos em vários mercados europeus. As vendas também foram afetadas pelo aumento dos custos de energia, da inflação, e taxas de juros mais altas, com a ampla incerteza económica”, explicou Perlot apontando as causas a ter em conta no desempenho do mercado europeu no primeiro semestre de 2022.

“Dito isso, os registos de ciclomotores e motociclos na Europa permaneceram estáveis ​​em comparação com o primeiro semestre de 2021. Devido aos custos de aquisição e funcionamento relativamente baixos, os veículos de duas rodas tiveram um desempenho de vendas muito melhor do que outros meios de transporte privados,” conclui o homem forte da ACEM.