Mercado MotoGP 2020 já mexe

A época de rumores e intenções começou em definitivo e promete ser mais uma vez apaixonante.

A dança de cadeiras com vista á época 2020 do mundial MotoGP começou a aquecer no Mugello e promete continuar bem animada nas próximas semanas, especialmente do lado da Suzuki que poderá colocar em pista duas motos ‘satélite’, podendo uma ficar nas mãos de Aki Ajo e outra na estrutura da SAG que actualmente está em Moto2. Do lado de Ajo pouco se sabe, apenas que tem mantido conversas com a casa nipónica para subir á classe raínha, mas quanto aos espanhóis, o alinhavado controle por parte da Avintia é neste momento um entrave pois estes têm mais um ano de contrato com a Ducati e Ruben Xaus, o director-desportivo da equipa revelou igualmente na Toscânia que estão bem com os italianos e que neste momento estão igualmente a pensar em estar no campeonato Moto2.

Sem qualquer pressão por parte da Dorna para que tenha mais duas motos na grelha, a Suzuki quer estar mais representadas nas pistas do mundial e o próprio Davide Brivio para já nega que isso venha a acontecer no próximo ano.

Mas não é este o único impasse que se vive no ‘paddock’ no que novas contratações diz respeito. O folhetim Johann Zarco poderá estar para durar e a conclusão poderá ser revelada a qualquer momento – alegadamente a Honda quer o francês nas SBK – mas também o malaio Hafizh Syahrin poderá mudar de ares – é apontado com um dos potenciais pilotos para uma das Suzuki ‘satélite’ – e deixar a porta aberta para que Miguel Oliveira volte a ter como companheiro de equipa o sul-africano Brad Binder. As coisas não estão fáceis no seio da equipa de Aki Ajo no mundial Moto2 e já foram mesmo avisados pela KTM quanto aos resultados que tardam em surgir depois de um ano em que foram vice-campeões com Miguel Oliveira.

Jake Miller é uma das peças do xadrêz que precisa de ser devidamente colocada, seja na Pramac ou em qualquer outro lugar, mas o mais provável será ficar onde está ao lado de ‘Pecco’ Bagnaia, o que eventualmente fecharia as portas a uma subida por parte de Alex Marquez, para o qual Emilio Alzamora não esconde estar á procura de um lugar na equipa italiana. Esse lugar só surgirá se Miller seguir rumo á equipa oficial, o que parece muito pouco provável neste momento.

Resta igualmente aguardar pelos desenvolvimentos do caso Zarco e do que poderá daí advir, merecendo igualmente atenção especial o momento de Iannone, que parece estar também ele em rota de colisão com a Aprilia numa linha de acontecimentos que pode mesmo significar o ‘despedimento’ do italiano. A evolução de Jorge Lorenzo merece igualmente ser seguida pois a visita ao Japão para solucionar problemas de ergononia na RC 213V pode mesmo ser o derradeiro aviso ao maiorquino. Será que no Barcelona-Catalunha começaremos a ter mais certezas e menos rumores?