Michelin com patente de motor para marcha-atrás

O conhecido fabricante de pneumáticos registou uma patente de um motor elétrico que ajuda o condutor a recuar a moto sem grande esforço.

De acordo com a imprensa internacional, a Michelin acaba de registar uma patente para um sistema de apoio a manobras de motos que permite, através de um pequeno motor eléctrico, movimentar a moto sem esforço do condutor.

Segundo o site motorcycle.com trata-se de um motor eléctrico de baixa tensão alimentado por uma bateria de lítio de 3,6 volts, com pouca rotação mas de elevado binário (entre 2 e 4 Nm) e de montagem universal na roda traseira. Este dispositivo está pensado para servir em qualquer moto, ou pelo menos a grande maioria.

Na patente surgem duas versões para que a sua abrangência seja o mais universal possível: uma que é montada na parte traseira do pneu, sob um pequeno pára-lamas, de propósito equivalente ao de que muitas motos já trazem de origem (como na foto de abertura do artigo). O outro tem uma montagem mais discreta no braço oscilante e mais próxima da base do amortecedor.

Este sistema, accionado no guiador pelo condutor, encosta um rolo motorizado no pneu da moto e, ao rodar a muito baixa velocidade, permite a tracção necessária para movimentar a moto sem esforço para atrás e até para a frente.

Ainda não sabemos se este “Kit” será comercializado pela Michelin ou se será licenciado aos construtores de motociclos, ou ambos. O que seguramente sabemos é que este sistema resolve um problema que todos nós já sentimos algumas vezes ao manobrar as nossos motos.

A ver vamos se chega ao mercado e a que preço.

Outros artigos:

WiPEY será um gadget de moda?

Michelin TPMS para controlo de pressão de pneus