Miguel Caetano é um dos 30 ‘mallet moto’ no Dakar

Miguel Caetano é um dos 30 'Original by Motul' no Dakar 2019

Sempre foram conhecidos como ‘mallet-moto’ mas agora são os ‘Original by Motul’. Os verdadeiros amadores do Dakar não têm assistência mecânica de qualquer espécie e contam apenas com eles próprios e uma lista de material limitada pelo espaço disponível..a famosa caixa metálica que lhes deu o nome de ‘Mallet-Moto’ para enfrentar as duas semanas da mais exigente e demolidora prova do TT mundial. Se para os homens da frente não é fácil, para estes a tarefa mostra-se bem mais complicada apenas para…chegar ao final da prova.

Com 80 litros de capacidade (80x45x30cm) a caixa metálica será a ‘guardiã’ de todo o material necessário ás operações mecânicas no final de cada dia de competição e a ‘âncora’ de todos os 30 participantes (os primeiros que se inscreveram) admitidos na competição. Os admitidos têm ainda assegurado o transporte da caixa, de 1 par de rodas, uma tend, um saco de viagem e um jogo de pneus, sendo igualmente assegurado pela organização o livre acesso e uso de geradores, compressores e caixas de ferramentas e ainda a oferta de uma lanterna para colocar na cabeça, também ela uma imagem de marca dos ‘mallet-moto’.

A Motul é também uma espécie de ‘anjo da guarda’ dos pilotos ao oferecer a todos eles uma tenda, um tapete ecológico (onde são colocadas as motos), um saco de viagem com 90 litros, uma mochila com 25 litros, um boné e um kit de higiene (gel para os musculos, toalhitas, gel desinfectante, tampões de ouvidos e máscara para cobrir os olhos durante o sono…quando tal é possível.

Uma forma mais romântica e aventureira de estar no Dakar que foi abraçada por Miguel Caetano, amador e apaixonado pelo TT que anteriormente esteve também na mítica Baja 1000 norte-americana. Natural de Cascais o português cumpre o sonho de participar na mais importante prova do TT mundial depois de algumas provas do Nacional Rally Raid, expedições, Bajas de Portalegre e de ter sido mesmo um dos responsáveis pela abertura dos percursos portugueses quando o Dakar passou por Portugal. O objectivo é chegar ao final e cumprir mais um dos objectivos de vida.