Miguel Oliveira é o atleta com maior retorno mediático em Portugal

Depois de ter sido distinguido como Desportista do Ano, Miguel Oliveira, o piloto viu agora ser-lhe atribuída o topo da tabela da Advertising Value Equivalent, sendo o atleta individual com maior retorno mediático em Portugal.

O estudo com dados da Cision aponta o piloto Miguel Oliveira como aquele que maior retorno mediático possui em Portugal, tendo atingido em 2017 um valor superior a 31 milhões de euros, relativos a mais de 7.000 peças jornalísticas. As maiores fatias deste retorno advêm do online e da televisão, rádio, imprensa especializada e generalista, não estando contempladas nesta análise as redes sociais, onde o piloto tem presença bastante ativa.

Canais e jornais desportivos (especializados) continuam a ser os grandes impulsionadores do mediatismo desportivo do piloto português, assim como os generalistas que também se focam noutras questões mais abrangentes da modalidade, e já ultrapassam a fasquia do milhão de euros anual de AVE. Miguel Oliveira é único português a competir a tempo inteiro na história do Campeonato do Mundo de Motociclismo, tendo vindo a alcançar sucessivos marcos para a modalidade a nível nacional, com as suas irrepreensíveis performances além-fronteiras. Só em 2017, na categoria Moto2, conseguiu duas pole positions, nove pódios e um hat trick de vitórias nas últimas provas do campeonato (Austrália, Malásia e Valência).