Miguel Oliveira e Martin surpreendem em ritmo de “treino” no AIA

Miguel Oliveira e Jorge Martin passaram pelo Autódromo Internacional do Algarve e mostraram que o seu ritmo de “treino” é bastante rápido!

miguel oliveira

Com Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) a registar um novo recorde não oficial do Mundial Superbike durante os testes deste campeonato no Autódromo Internacional do Algarve – o espanhol ficou a apenas 3 décimas do recorde de MotoGP! –, a verdade é que nesses dias de teste das SBK no traçado algarvio marcaram presença os pilotos Miguel Oliveira e Jorge Martin, ambos de MotoGP.

Obviamente que devido aos regulamentos da categoria rainha que os impedem de testar ou treinar com os seus protótipos, a Aprilia RS-GP no caso de Miguel Oliveira e a Ducati Desmosedici GP23 no caso de Jorge Martin, os dois pilotos foram obrigados a utilizar motos de produção em série.

No caso do piloto português, Miguel Oliveira ainda não entrou em pista com a moto que se esperava. A Aprilia RSV4 não terá chegado a tempo deste treino no AIA, e por isso Miguel Oliveira rodou aos comandos da sua moto habitual de treinos, a Yamaha YZF-R1, agora totalmente decorada de preto e apenas com o #88 em grande destaque.

Leia também – MotoGP 2023: Miguel Oliveira treina no AIA e fala sobre a Aprilia

A melhor volta do agora piloto da CryptoData RNF Aprilia foi em 1m43.539s, claramente um tempo bastante competitivo e perto dos obtidos por alguns dos melhores pilotos do Mundial Superbike aos comandos de motos bastante mais preparadas do que a R1 usada por Miguel Oliveira, e também com pneus especiais.

Será interessante no futuro, quando eventualmente consiga rodar com a Aprilia RSV4, perceber que tempos consegue Miguel Oliveira registar no Autódromo Internacional do Algarve, um circuito que não tem qualquer segredo para o piloto luso.

miguel oliveiraE se o português ainda espera pela sua nova moto de treinos, a verdade é que Jorge Martin não perdeu a oportunidade de voltar a sentar-se aos comandos da sua nova Ducati Panigale V4 S. Depois de ter efetuado a rodagem à moto em Almeria, o piloto da Prima Pramac Ducati transportou a superdesportiva de Borgo Panigale até ao AIA.

Apenas com carenagens de pista que eliminam todos os elementos obrigatórios para condução em estrada (luzes e espelhos, etc), sistema de escape assinado pela Akrapovic, e pneus slick da Pirelli que estão disponíveis a qualquer motociclista que queira rodar em pista, Martin também surpreendeu tudo e todos com o tempo que conseguiu obter em ritmo de “treino”.

A sua melhor volta foi em 1m42.508s!

Para se ficar com melhor ideia do que isto significa, Jorge Martin melhorou o tempo registado há poucos dias por Francesco Bagnaia numa moto semelhante, e termina este treino com melhor tempo do que vários pilotos do Mundial Superbike que estavam em testes, e, mais surpreendente, fica a cerca de 3,8 segundos do recorde absoluto de uma MotoGP no AIA que está precisamente na posse de Francesco Bagnaia.

Em relação ao melhor tempo (não oficial) de uma SBK no traçado português, Martin ficou a apenas 3,5 segundos de diferença do tempo registado por Alvaro Bautista. Se nos socorrermos dos registos oficiais do Mundial Superbike, e que mostram o tempo da Superpole de Jonathan Rea como a melhor volta de sempre de uma SBK no AIA, então Martin ficou apenas 2,9 segundos de diferença dessa volta recorde… com uma moto praticamente acabada de sair do concessionário!

Foi com uma publicação nas redes sociais que “Martinator” divulgou o seu tempo e, claro, teve imediata reação de Bagnaia, com o campeão de MotoGP a comentar a publicação do piloto espanhol referindo que “Agora tenho de regressar”, dando a entender uma nova sessão de treino no AIA para tentar bater este tempo “canhão” de Martin.

Por sua vez, o espanhol não parece querer deixar o seu tempo ser facilmente batido, e por isso respondeu ao italiano que se ele voltar à “montanha russa” algarvia, que o chame para rodarem juntos.

Veremos o que acontece quando estes pilotos de MotoGP regressarem para mais algumas sessões em pista com as suas motos de estrada em ritmo de “treino”. E seria também interessante ver outros pilotos, como Miguel Oliveira, que certamente tem uma palavra a dizer na luta pela melhor volta, entrarem nesta “batalha” de honra pelo melhor tempo com uma moto de estrada no Autódromo Internacional do Algarve.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades relacionadas com o MotoGP, e com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!