Miguel Oliveira reagiu à decisão da KTM

Miguel Oliveira reagiu à decisão da Red Bull KTM Factory relativamente ao quarteto de pilotos eleito para defender o seu emblema laranja em 2020.

Miguel Oliveira reagiu à decisão da KTM

O português Miguel Oliveira em declarações aos microfones do MotoGP.com reagiu esta manhã à decisão da Red Bull KTM Factory quanto à sua escolha do piloto que irá formar equipa na formação oficial da casa.

Elegante na forma como abordou o tema, Miguel Oliveira diz compreender e aceitar a decisão dos patrões da KTM, mas demonstrou, no entanto, não estar satisfeito com a decisão da casa austríaca:

“Foi uma situação muito recente que surgiu. Obviamente que a KTM teve de tomar decisões muito rapidamente, numa altura em que o mercado [das contratações] está praticamente fechado. Portanto eu estou satisfeito com o meu companheiro de equipa. Não tenho nada a apontar sobre isso. Mas na verdade eu não tive qualquer participação nesta decisão. Não me foi pedida qualquer opinião sobre este tema. Quando soube desta notícia manifestei que não estava satisfeito por não ter sido promovido à equipa de fábrica. De qualquer modo eu aceito esta decisão da KTM. Estou totalmente comprometido com a TECH 3 que é uma equipa onde me sinto bem e obviamente que vou perseguir bons resultados na próxima época.”

Instado a responder sobre se esperava que a KTM lhe confiasse um lugar na próxima época, Miguel Oliveira disse que sim e que supostamente parecia ser esse o caso.
“Sim. Eu fui abordado em Misano pela KTM e questionaram-me se eu ficaria confortável com o facto de que Mika Kallio fosse o piloto da equipa oficial para o resto da temporada de 2020. Eu respondi que por mim estava tudo bem. Mas quando a situação se alterou, eu afirmei que talvez eu não fosse merecedor desse lugar. Mas foi assim que aconteceu e eu respeito sempre as decisões da KTM”, disse Miguel Oliveira ao MotoGP.com quando reagiu à decisão da KTM.

Herve Poncharal fala do assunto

Herve Poncharal, Team Manager Red Bull KTM Tech3, por seu turno e sobre este tema, ainda que não tenha estado presente nesse referido encontro de Misano, em declarações ao MotoGP.com adiantou que, de acordo com o que lhe foi dito, a equipa de fábrica questionou Miguel Oliveira em Misano em caso de rutura com Johann Zarco se o o piloto português estaria pronto para o substituir. E que Miguel terá manifestado a sua preferência pela Tech3.

“Disseram-me. Eu não estive nessa reunião. Em Misano, Pit Beirer e Mike Leitner tiveram uma reunião com Miguel Oliveira. E questionaram-no ‘se em caso de termos de trazer alguém para substituir Johann Zarco estarias pronto para vir?’ Eles disseram-me e o Miguel confirmou-me em Misano que ‘se eu vou ter o mesmo tratamento a nível técnico, então prefiro ficar com a Tech 3. Ou seja, essa foi a sua escolha. Para o próximo ano, a KTM assumiu que todos terão motos equivalentes, com as mesmas evoluções e especificações. Portanto, no final trata-se mais de um contexto humano que outra coisa.”

De acordo com Poncharal, “Miguel Oliveira sente-se bem na Tech3 e tem muita confiança com Guy Coulon, o seu chefe de equipa de mecânicos. Portanto, para mim, esta foi uma decisão limpa e clara. Mas acreditem, a Red Bull KTM está 200 por cento com o Miguel. Eles gostam e confiam nele. Estão com ele desde o Moto3, e Moto2. Portanto, não há razão nenhuma para fazerem alguma coisa que possa prejudicar a carreira do Miguel. De forma alguma.”

Outros artigos:

KTM ‘baralha’ equipas em MotoGP

O GP 400 de Valentino Rossi