Monte Gordo Sand Experience em novembro

A nova competição da FIM promete ser um enorme espetáculo. Monte Gordo Sand Experience realiza-se em novembro no areal da cidade algarvia.

monte gordo sand experience

Será de 17 a 19 de novembro deste ano que teremos a ronda portuguesa da nova Taça do Mundo de Corridas em Areia (Sand Races World Cup), competição criada e gerida pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), com a cidade algarvia de Monte Gordo a acolher esta competição que promete momentos verdadeiramente espetaculares no Monte Gordo Sand Experience.

Nesta temporada de estreia da Taça do Mundo de Corridas em Areia, teremos um total de três rondas. Para além de Portugal, o campeonato visita também França com a Enduropale du Touquet, e Argentina, com o Enduro del Verano.

Álvaro Leal, vereador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e que é responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude da autarquia algarvia, revelou que a prova portuguesa será denominada de Monte Gordo Sand Experience e destaca que “Prevê-se que o evento tenha um impacto muito positivo na economia local, desde o comércio aos setores da hotelaria e restauração, e reforce a ideia de que Vila Real de Santo António e a região do Algarve têm potencialidades para serem visitados durante todo o ano. Estimamos que a hotelaria do concelho e das zonas limítrofes venha a registar, durante a prova, níveis de ocupação máximo”.

O primeiro dia do Monte Gordo Sand Experience, 17 de novembro, será dedicado às verificações administrativas e técnicas, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. Os dias 18 e 19 estão reservados para as provas, num circuito de cerca de 5 km que será construído no areal da praia, aproveitando a maré baixa para a realização das corridas.

A organização do evento está a cargo do Automóvel Club de Portugal, em conjunto com o município de Vila Real de Santo António, e sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

monte gordo sand experiencePúblico terá vista privilegiada para a ação na areia

Para assistir às provas, o público dispõe de 3 localizações que irão proporcionar uma vista privilegiada para toda a área de competição: rooftops para uma visão mais elevada, um imenso passadiço na praia – que oferece uma posição sobrelevada em relação ao percurso -, e uma área reservada no areal onde a proximidade com os pilotos será um dos principais atrativos.

Ao longo da avenida marginal de Monte Gordo, serão dinamizadas várias atividades dedicadas ao público, que terá também à sua disposição um Fun Park para toda a família. Uma grande zona de exposição dedicada às marcas e à venda de merchandising será ponto de paragem obrigatório para todos os amantes das duas rodas. A tudo isto, soma-se a vasta área de restauração da praia de Monte Gordo.

Plano de Valorização Ambiental

Para evitar qualquer impacto ambiental relacionado com a realização da Monte Gordo Sand Experience, existirá uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental.

Será ainda criado um parque de trabalho e abastecimento, e, durante as operações de manutenção ou verificação das motos é obrigatória a utilização de um tapete absorvente sob as mesmas, de modo a evitar qualquer tipo de derrame que contamine o solo. Todos os resíduos produzidos serão corretamente acondicionados e encaminhados para o destino final adequado.

Estão igualmente previstas ações tendo em vista a vertente ecológica, como a plantação de pinheiros, a distribuição de informação relativa a boas práticas e o reforço dos equipamentos de recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis.

Recorde-se que de forma a garantir a realização da prova, este evento recebeu o parecer positivo das entidades competentes, entre as quais a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo da competição em duas rodas. A não perder!