Morbidelli T1002VX – A nova aventureira está a chegar!

Os fãs das motos de aventura vão ganhar uma nova opção, pois a Morbidelli anunciou a chegada da T1002VX. Aqui ficam os destaques.

A italiana Morbidelli, que ainda recentemente passou a estar representada em Portugal através do novo importador, a Multimoto, prepara-se para atacar forte no segmento das trail de maior cilindrada. E a grande aposta é a aventureira T1002VX.

No centro da sua nova trail de maior porte a Morbidelli coloca um motor V-twin de 997 cc com o V aberto a 80 graus. De acordo com a marca, esta unidade motriz consegue disponibilizar uma potência máxima de 87,2 cv às 7.500 rpm, enquanto o binário máximo é de 89 Nm, sendo este valor atingido pouco acima das 5.000 rpm.

Prestações que a marca italiana considera serem ótimas para uma condução divertida e fácil, quer em estradas de asfalto, quer, principalmente, nos percursos off road, onde a T1002VX se irá destacar pela maior altura livre ao solo e pela eficácia da sua ciclística.

A esse nível, a Morbidelli aposta numa forquilha Kayaba invertida com bainhas de 43 mm, regulável nos diversos parâmetros de afinação, e que permite que a roda dianteira percorra um curso máximo de mais de 183 mm de forma a conseguir ultrapassar facilmente alguns obstáculos numa condução mais aventureira.

Já para o eixo traseiro a T1002VX aposta num amortecedor apoiado num sistema multi-link, que permite à roda percorrer um curso significativamente mais curto, de apenas 77,4 mm.

A travagem está a cargo de componentes fornecidos pelos espanhóis da J.Juan, nomeadamente discos dianteiros, recortados, de 320 mm mordidos por pinças de 4 pistões, disco traseiro de 260 mm, e ainda a ajuda do sistema ABS Pro da Bosch que permite à eletrónica ajustar a pressão da travagem de acordo com a inclinação da moto em curva.

t1002vx

Com um design robusto sublinhado pelo generoso depósito de combustível de 20 litros de capacidade, formas musculadas ao melhor estilo das trails modernas, a Morbidelli T1002VX recorre a alguns argumentos tecnológicos criados pela marca italiana para ajudar o condutor a explorar esta novidade.

Neste aspeto podemos destacar os quatro modos de condução disponíveis de série – Standard, Sport, Rain e Off Road – que gerem a potência, binário ou mesmo o ABS de acordo com as necessidades de condução em cada um destes cenários.

Já a conectividade com o smartphone está garantida graças à inclusão da T-Box com conectividade 4G integrada, e que permite monitorizar, em tempo real, os diversos parâmetros da moto, sendo que a app Morbidelli Connect serve para inclusivamente partilhar a experiência de condução com outros motociclistas, criando assim uma comunidade alargada.

O painel de instrumentos escolhido para a T1002VX é um ecrã TFT a cores com 7 polegadas, os comandos nos punhos são retroiluminados, as jantes são, naturalmente, de raios, cobertas por pneus de desenho misto para garantir um maior equilíbrio entre aderência em asfalto ou nos pisos de terra, e o nível de equipamento de série será bastante completo contando até com punhos e assento aquecidos.

Na verdade, de Itália chega-nos a informação que malas laterais e top-case em alumínio fazem parte do equipamento desta novidade da Morbidelli, algo que iremos procurar confirmar junto do importador nacional Multimoto.

A disponibilidade em Portugal desta T1002VX ainda não está confirmada, tal como o seu preço no nosso País, mas, mais uma vez, de Itália as informações apontam para que as primeiras unidades desta aventureira V-Twin cheguem aos concessionários já a partir do próximo mês de novembro.

O segmento das trail de maior porte passará em breve a contar com mais uma opção, bastante interessante, e que certamente estará ‘debaixo de olho’ de muitos motociclistas portugueses que procuram uma nova moto para as suas viagens de aventura.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!