Morreu Bob Gore, aos 83 anos

Quem? O nome pode não soar familiar, mas foi o inventor do Gore Tex, que há décadas mantém os motociclistas confortavelmente secos.

© gore.com

O nome de Robert W. Gore é provavelmente desconhecido dos motociclistas, mas se nos concentrarmos apenas no apelido, esse é mais familiar. Bob Gore foi o inventor do Gore Tex, que revolucionou a indústria têxtil desportiva – e não só – incluíndo o vestuário para andar de moto.

Gore faleceu no passado dia 17, aos 83 anos, segundo um comunicado da empresa onde passou toda a sua vida. Robert trabalhava na W. L. Gore & Associates, empresa fundada pelos seus pais em 1958. No ano seguinte concluiu o bacharelato em engenharia química na Universidade do Delaware, e depois de alcançar o doutoramento em 1963, ingressou na empresa como associado. Foi CEO da empresa entre 1976 e 2000.

Descoberta acidental

O seu pai tinha trabalhado antes para a DuPont, e foi precisamente ao fazerem experiências com um produto da empresa, um politetrafluoretileno (PTFE) que conhecemos como Teflon, que Bob inventou o Gore Tex. Como tantas outras descobertas científicas, aconteceu por acaso (podem ler a história completa aqui). A experiência que estava a fazer não estava a correr e, frustado, em vez de esticar o PTFE aquecido lentamente, deu-lhe um puxão brusco. Descobriu a acção, ao esticar o produto quase 1000%, criou uma estrutura microporosa. Essa estrutura tem uma particularidade: os poros são suficientemente pequenos para reter a água no estado líquido, mas suficientemente grandes para deixar passar o vapor de água.

Nascia então, em 1969, a membrana impermeável mas respirante aplicada a tantos equipamentos de motociclistas. O produto continuou a ser desenvolvido, foram registadas as primeiras patentes em 1970, e o primeiro vestuário apareceu em 1972, para caminhada e montanhismo. Mais tarde teve muitas outras aplicações, do calçado ao vestuário, passando pelas tendas, para as mais variadas actividades.

O Gore Tex teve também utilização médica, em ligaduras, membranas de oxigenação de sangue ou tubos para excertos vasculares.

Por isso, a próxima vez que chegarem a casa secos porque os vosso equipamento têm Gore Tex, lembrem-se de Bob Gore.