Morreu Eric Geboers

Eric Geboers, penta-campeão mundial de motocross, afogou-se no lago Miramar no passado domingo.

Eric Geboers e Vito Ippolito
Eric Geboers (à esquerda) recebendo da mão de Vito Ippolito o galardão quando foi nomeado Lenda FIM na gala da Federação Internacional de Motociclismo no Casino Estoril, em 2011

Morreu o antigo piloto de motocross Eric Geboers, com 55 anos, no passado domingo, dia 6. O belga saiu para uma voltas de barco no lago Miramar, em Mol, na Bélgica e morreu afogado. Alegadamente o antigo piloto mergulhou nas águas geladas para salvar o cão, e não conseguiu voltar ao barco. O seu corpo foi encontrado no dia seguinte.

Eric Geboers teve uma muito bem sucedida carreira no Mundial de Motocross. Foi o primeiro piloto a conseguir títulos nas três categorias de 125, 250 e 500 cc. Geboers conquistou um total de cinco títulos mundais: 1982 e 1983 em 125 cc (Suzuki), 1987 em 250 cc (Honda) e depois em 500 cc em 1988 e 1990 (ambos em Honda).

Quando chegou à Honda em 1985, com 22 anos, ganhou a alcunha ‘The Kid’. Depois de ter conquistado títulos nas três categorias passou a ser o ‘Mr. 875’ (a somas das três cilindradas).

Carreira vitoriosa

A sua carreira começou em 1980, e logo no seu segundo GP, em França, conseguiu a sua primeira vitória. Geboers foi protagonista de uma era dourada do MX mundial, quando a classe de 500 cc era rainha. Teve como rivais lendas como André Malherbe, Dave Thorpe, Georges Jobé, Hakan Carlqvist e Kurt Nicoll.

Depois de ter conquistado o seu quinto título em 1990 ao vencer o GP da Bélgica am Namur, batendo Kurt Nicoll e Dirk Geukens, Geboers surpreendeu os fãs. O belga inesperadamente anunciou que no final dessa temporada colocaria um ponto final na sua carreira. Ainda venceu a última prova do ano, o GP dos Estados Unidos, batendo o então todo-poderoso Ricky Johnson, outra lenda da modalidade.

Para além das muitas vitórias no Mundial de MX, Eric Geboers venceu por três vezes o Enduro de Touquet.

Anos depois de terminada a carreira regressou ao motocross como dirigente, ao lado do seu irmão Sylvain, de novo com a Suzuki, com Clément Desalle e Kevin Strijbos como pilotos.

O mundo do MX está de luto com a perda de um dos seus mais carismáticos protagonistas.