Morreu João Pissarra, nome histórico da Yamaha

João Pissarra, conhecido no meio por Senhor Yamaha, morreu esta quarta-feira, aos 92 anos de idade. A MotoJornal endereça as mais sentidas condolência à família e amigos.

Recebemos hoje a notícia da morte de João Pissarra, aos 92 anos de idade. Para muitos, o nome pode ser desconhecido, mas o Senhor Pissarra foi o Senhor Yamaha durante muitos anos em Portugal.

Foi o homem forte da Motopeças, reputada loja de motos em Lisboa e durante anos importadora da Yamaha para o nosso país. João Pissarra liderou os esforços da marca japonesa no mercado nacional com grande sucesso, sabendo tirar partido da popularidade das DT, qualquer que fosse o modelo, após a abertura do mercado nacional às importações, na sequência da entrada na então CEE – Comunidade Económica Europeia.

De tal modo, que no seu tempo, a Yamaha criou uma versão especial inspirada em Portugal, a Yamaha DT 50 LC Cabo da Roca. Foi apresentada à imprensa pelo próprio João Pissarra, precisamente no ponto mais ocidental da Europa Continental.

Esse sucesso da Yamaha em Portugal levou também a que a marca se viesse instalar oficialmente no nosso país, com a formação da sucursal Yamaha Portugal. A Motopeças deixava de ser a responsável pela importação da marca, mas Pissarra passou a fazer parte da Yamaha Portugal e, na prática, era ele quem continuava a ditar os destinos da marca no nosso país.

Homem frontal e por vezes de trato difícil, tinha mão de ferro na rede de concessionários e agentes da marca. Também com a imprensa teve uma relação atribulada, cortando relações ora com um meio especializado, ora com outro. A Motojornal chegou mesmo, nos anos ‘80, a publicar páginas em branco, onde deveria estar a apresentação de um modelo Yamaha, como forma de protesto pelo negação da presença de um nosso jornalista nessa apresentação.

Indubitavelmente, João Pissarra marcou uma era da Yamaha e da indústria motociclística no nosso país; quando for contada a história do mercado das motos em Portugal, João Pissarra terá um lugar de destaque.

João Pissara
João Pissara quando conduzia pilotos em volta de honra no Autódromo do Estoril em 1988 – imagem de Alberto Pires