Moto Clube de Faro com projeto de novo museu e auditório (com vídeo)

O Moto Clube de Faro avança com um novo projeto que inclui um museu e auditório. Prevê-se que as obras de construção estejam prontas dentro de dois anos.

No passado dia 5 de fevereiro o Moto Clube de Faro comemorou quarenta anos de existência. Foi uma data especial, celebrada com um olhar de respeito e orgulho pelo seu passado, mas também com maturidade e esperança pelo que há de vir. E, neste último particular, o motoclube algarvio aproveitou a ocasião para anunciar novos projetos para servir os seus, a comunidade local, e a todos quantos lhes prestem visita.

Nesse sentido, a direção do motoclube anunciou a construção de um museu e de um auditório, de modo a – em torno da paixão pelas duas rodas – fazer exposições, contar histórias de motos e motociclistas, homeagear iniciativas e contributos de causas, ou ainda, como não poderia deixar de ser, mostrar momentos daquela que se tornou uma das maiores e mais emblemáticas concentrações de motos do mundo – a Concentração de Faro.

Em declarações ao Algarve Primeiro, o Presidente do Moto Clube de Faro, Zé Amaro, explica que o museu terá alguma dimensão e “viverá muito à custa de colecionadores. Por exemplo, durante dois meses, há um colecionador que nos empresta algumas motas para exposição e assim por diante, será no fundo um museu cujas exposições são rotativas, conforme as propostas que surjam”.

Quanto ao auditório a ideia será criar um espaço que permita receber várias iniciativas, com capacidade “para a projeção de filmes ou aulas de mecânica, além de outros eventos”, adiantou o líder do MC de Faro.

O projeto, que engloba a construção dos dois equipamentos, já se encontra em apreciação na Câmara Municipal, prevendo-se que as obras estejam concluindas dentro de dois anos.

Concentração de Faro 2022, avança?

Depois de dois anos sem a realização do evento nos moldes tradicionais, José Amaro crê que deverão estar reunidas as condições para a realização do evento em 2022.  E sustenta essa convicção na evolução favorável da pandemia, e no levantamento de várias medidas de restrição em Portugal, e também noutros países: “estão a encarar o Covid como uma gripe e, pelo que sei, o Carnaval da Figueira da Foz vai realizar-se este ano, também já foram confirmadas as Marchas Populares em Lisboa, portanto, vamos acreditar que até lá a concentração se concretize”, declarou Zé Amaro aos colegas do Algarve Primeiro. 
Portanto, considerando a evolução da pandemia e o levantamento das medidas de restrição, o MotoClube de Faro já se encontra a preparar a realização do evento, confrome afirmou: “neste momento estamos a falar com o Presidente da Câmara de Faro e com os proprietários do terreno onde se realiza a concentração, porque já não podemos contar com o lado direito do recinto, uma vez que vão ali construir uma série de vivendas e só nos resta o lado esquerdo do terreno, onde por norma se encontra o palco dos espetáculos”.

Outros artigos:

Tributo ao Moto Clube de Faro

Motoclube de Faro: José Amaro faz ponto de situação