Moto2 2022 Indonésia – Estreia para tailandês Somkiat Chantra!

Somkiat Chantra faz história ao tornar-se no primeiro tailandês a vencer nos Grandes Prémios. Aqui fica a crónica da corrida de Moto2 do GP da Indonésia.

Somkiat Chantra

Com a Direção de Corrida a decidir reduzir para apenas 16 voltas a corrida das Moto2 em Mandalika, uma decisão motivada devido às elevadas temperaturas que se faziam sentir, os pilotos da categoria intermédia do Mundial de Velocidade acabaram por ficar ainda mais apreensivos devido ao aparecimento da chuva nos momentos imediatamente antes da formação da grelha de partida mas que ainda assim não impediu Somkiat Chantra de surpreender.

O início da corrida de Moto2 aconteceu normalmente, com o tailandês Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia) a assumir a liderança da prova logo nos momentos iniciais, roubando o primeiro lugar a Jake Dixon (Inde GasGas Aspar), ele que tinha a “pole position”. Dixon não aguentou por muito tempo a pressão de Sam Lowes (Marc VDS), com o britânico assim a subir a segundo.

Somkiat ChantraEsta luta entre britânicos não durou muito tempo. Tudo porque Jake Dixon, após recuperar o segundo lugar, perdeu a frente da sua moto quando seguia imediatamente à frente de Sam Lowes, e assim ficou fora da batalha pelos lugares de destaque neste Grande Prémio da Indonésia.

Com oito voltas para a bandeira de xadrez, o segundo lugar era agora ocupado por Celestino Vietti (Mooney VR46), com o vencedor do primeiro GP do ano e líder do campeonato a tentar recuperar a diferença de cerca de 2 segundos para Chantra.

Mas com a oportunidade de garantir a sua primeira vitória, o piloto tailandês não perdeu a concentração. Aliás, Chantra voltou a aumentar o ritmo para responder ao ataque dos perseguidores, tendo eventualmente alargado a vantagem para 3 segundos quando cruzou a linha de meta na primeira posição.

Somkiat ChantraUma vitória categórica e que ficará para a história, pois Somkiat Chantra tornou-se no primeiro piloto tailandês a vencer nos Grandes Prémios e na categoria Moto2.

Celestino Vietti desta feita ficou-se pela segunda posição, na frente de Aron Canet (Flexbox HP40). Os dois já tinham estado no pódio esta temporada, no GP do Qatar, e com este conjunto de resultados o piloto italiano abre uma vantagem de 9 pontos sobre o rival espanhol.

Resultados do Grande Prémio da Indonésia – Moto2

  1. Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia)
  2. Celestino Vietti (Mooney VR46 Racing Team) + 3.230
  3. Aron Canet (Flexbox HP40) + 4.366
  4. Sam Lowes (Elf Marc VDS Racing Team) + 7.918
  5. Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo) + 12.228
  6. Ai Ogura (Idemitsu Honda Team Asia) + 12.384
  7. Fermin Aldeguer (MB Conveyors Speed Up) + 12.696
  8. Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) + 14.547
  9. Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) + 17.786
  10. Albert Arenas (Inde GASGAS Aspar Team) + 18.327

Classificação do campeonato – Moto2

1 – Celestino Vietti – 45 pontos

2 – Aron Canet – 40 pontos

3 – Sam Lowes – 29 pontos

4 – Somkiat Chantra – 25 pontos

5 – Augusto Fernandez – 24 pontos