Moto2: Oliveira em segundo, depois sexto

Miguel Oliveira terminou o primeiro dia de treinos no Qatar na 6.ª posição.

Miguel Oliveira GP Qatar
Miguel Oliveira

Miguel Oliveira foi o 2.º mais rápido da primeira sessão de treinos livres para o GP do Qatar. Na segunda sessão em Losail esteve sempre entre os primeiros, para depois terminar o dia em 6.º, mas a 0,174 s do primeiro. «O primeiro dia de treinos livres no Qatar correu bem. Tivémos um dia muito positivo, sendo 2.º na primeira sessão e 6.º na segunda, muito perto do topo, uma vez que os tempos foram muito aproximados. Amanhã continuaremos a trabalhar arduamente para encontrar melhores sensações coms os pneus e com a suspensão traseira. Estou muito contente com o modo como começámos este primeiro GP da temporada», disse Miguel Oliveira.

Miguel Oliveira GP Qatar
Miguel Oliveira

O mais rápido do dia foi Alex Marquez. O piloto espanhol tinha feito o 4.º melhor tempo da primeira sessão, para depois na segunda, com a iluminação de Losail ligada, conseguir melhorar e registar o melhor tempo. «É um muito bom início de fim-de-semana, e o mais importante foi ter conseguido perceber bem as condições da pista e preparar a corrida», disse o espanhol. «De um modo geral sinto-me bem na moto e tenho um bom ritmo com ambos os compostos de pneus para a corrida. Agora precisamos de nos concentrar em dar mais um passo na afinação antes da qualificação amanhã, mas estou confiante que conseguimos fazer isso.»

Alex Marquez GP Qatar
Alex Marquez

O segundo melhor tempo da tabela combinada das duas sessões foi para Sam Lowes. Regressado à categoria Moto2, o britânico fez o seu melhor tempo perto do final da segunda sessão com a KTM da Swiss Innovative Investors. Na primeira sessão tinha sido 16.º.

Francesco Bagnaia chegou a liderar a segunda sessão, com um tempo realizado logo nos primeiros minutos. Ao longo da segunda metade da sessão não conseguiu melhorar e terminou em 3.º.

Moto3 – domínio de Martin

Em Moto3 depois de Enea Bastianini ter sido o mais rápido da primeira sessão, a segunda foi dominada por Jorge Martin. O espanhol da Del Conca Gresini esteve no topo da tabela após os primeiros seis minutos da segunda sessão. Para além disso, chegou a ter mais de 1 s de vantagem sobre o segundo classificado.

Jorge Martin GP Qatar
Jorge Martin

«Mostrámos ter um bom ritmo quer com o composto médio quer com o duro, por isso será crucial perceber que temperatura teremos no domingo à hora da corrida, de modo a podermos escolher o composto certo. As sensações estão lá e são as mesmas que tive em Jerez, por isso mal posso esperar por amanhã para tentra melhorar».

Até ao final ninguém o conseguiu bater, e o 2.º acabou por ser Niccolo Antonelli, a 0,662 s do espanhol. Logo atrás ficou Enea Bastianini. Ou seja, três Honda nas três primeiras posições. Gabriel Rodrigo foi o primeiro piloto KTM, em 4.º.