Moto2 Qatar: Pole para Marquez, Oliveira na segunda linha

Na qualificação de Moto2 Alex Marquez obteve a pole position. Miguel Oliveira foi 4.º e sai da segunda linha da grelha.

Miguel Oliveira GP Qatar
Miguel Oliveira

Depois de ter conseguido o melhor tempo nos treinos livres, Alex Marquez conseguiu também a pole position. O piloto espanhol vai arrancar da primeira posição par ao GP do Qatar. Miguel Oliveira chegou a passar pelo comando da qualificação e vai partir da segunda linha da grelha.

Num dia marcado pelo vento forte, a derradeira sessão de treinos livres foi mais lenta que as de sexta-feira. Com o intenso vento a sujar a pista com areia, Miguel Oliveira terminou essa sessão com o 3.º melhor tempo. Ficou a 0,198 s do mais rápido, que voltou a ser Marquez.

Mais tarde, na qualificação, Oliveira esteve com a pole position na mão, mas depois das paragens nas boxes voltaria a ser Alex Marquez a marcar a melhor volta por duas vezes.

Alex Marquez GP Qatar
Alex Marquez

Quando parecia que mesmo assim o piloto português tinha garantido um lugar na grelha de partida, Lorenzo Baldassarri fez a sua melhor volta e subiu a segundo. Com isso, Miguel Oliveira desceu para a quarta posição. Mesmo assim Oliveira ficou satisfeito com o resultado: «Hoje foi outro dia positivo, no qual melhorámos muito os tempos por volta de uma sessão para a outra. Fico feliz por ter conseguido um lugar nas duas primeiras filas da frente, algo que era o nosso objetivo. Também estou satisfeito com o nosso ritmo. Amanhã vou concentrar-me em fazer um bom arranque e em evitar o tráfego, para que possamos chegar o mais à frente possível, e o mais rápido possível. Uma vez aí chegados, vai ser tudo sobre rodar no melhor ritmo que conseguir», disse Miguel Oliveira no final da qualificação.

Ao lado de Marquez na primeira linha da grelha vão estar Lorenzo Baldassarri e Francesco Bagnaia.

Miguel Oliveira GP Qatar
Miguel Oliveira

Moto3 – Antonelli faz a festa

Jorge Martin dominou os treinos livres, na frente de Niccolo Antonelli e Enea Bastianini. As condições climatéricas a complicaram-se no sábado, por causa do vento; por isso ninguém conseguiu melhorar na terceira sessão de treinos livres.

Na qualificação Jorge Martin esteve quase sempre no comando da sessão, até faltarem menos de quatro minutos para o final. Primeiro foi Gabriel Rodrigo a bater o piloto espanhol, e logo a seguir Niccolo Antonelli. Martin ainda conseguiu recuperar o segundo lugar fazendo o seu melhor tempo na última volta. Terminou à frente de Rodrigo, e ficou a apenas 0,001 de Antonelli.