Moto3 2022 Indonésia – Dennis Foggia garante a vitória

Piloto italiano faz uma corrida a solo no GP da Indonésia e assume liderança do campeonato. Dennis Foggia vence pela primeira vez em MotoGP 2022.

Dennis Foggia

A corrida da categoria Moto3 não podia ter corrido muito melhor do que correu a Dennis Foggia (Leopard Racing). O italiano e vice-campeão do mundo da categoria mais baixa do Mundial de Velocidade dominou como quis a prova em Mandalika, e alcançou uma vitória dominante.

Foggia, que partiu para a corrida de Moto3 com 23 voltas numa posição na segunda fila da grelha de partida, fez um bom arranque e demorou apenas três voltas para chegar à liderança, levando atrás de si alguns rivais importantes como Sergio Garcia (Gaviota GasGas Aspar), Andrea Migno (Rivacold Snipers Team) e ainda Izan Guevara (Gaviota GasGas Aspar).

Dennis FoggiaUm nome ausente desta luta foi o “rookie” brasileiro Diogo Moreira (MT Helmets MSI), que infelizmente viu a sua moto sofrer um problema técnico e foi obrigado a partir para a corrida do fim da grelha de partida.

Como referimos, Foggia não demorou muito a assumir-se como líder da corrida Moto3. A sua Honda mostrou-se perfeitamente adaptada às condições do circuito de Mandalika, e sete voltas depois do início da prova já o italiano detinha 1,5 segundos de vantagem sobre os rivais que o perseguiam.

Duas voltas depois, Foggia alargava essa vantagem para 3,2 segundos e claramente mostrava que hoje seria dia para subir ao lugar mais alto do pódio. Isso mesmo acabou por ser confirmado com uma corrida tranquila, que permitiu fechar a vitória com mais de dois segundos de vantagem e Dennis Foggia a fazer a gestão do Grande Prémio da Indonésia nas últimas voltas.

Dennis FoggiaCom Foggia isolado e dominante, o foco da corrida da categoria Moto3 ficou totalmente centrado na batalha pela segunda posição.

Izan Guevara, que inicialmente parecia ter garantido vantagem suficiente para terminar tranquilamente em segundo, acabou por ser apanhado pelo grupo numeroso que contava com o líder do campeonato Migno, Deniz Oncu (Red Bull KTM Tech3), Daniel Holgado (Red Bull KTM Ajo) e o seu companheiro de equipa Jaume Masia, e ainda o japonês Ayumu Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max).

Chegados à última volta, Guevara tinha finalmente alcançado uma vantagem de quase um segundo para os perseguidores.

Mais pilotos juntaram-se ao grupo de perseguidores que lutava pelo pódio. Entre eles Carlos Tatay (CFMoto Racing Prüstel GP). Guevara com a vantagem conseguida cruzou a meta em segundo sem ser incomodado, mas o terceiro lugar ficou decidido já nas curvas finais, com vários pilotos a envolverem-se em saídas de pista, incluindo o líder do campeonato Andrea Migno, que desta feita não pontuou depois de cair numa queda que também envolveu Ayumu Sasaki.

Quem conseguiu então sobressair nesse grupo foi Tatay, que obteve o seu primeiro pódio em Moto3. Um resultado importante até porque o piloto teve de recuperar de uma “long lap penalty” nesta corrida.

Resultados do Grande Prémio da Indonésia – Moto3

  1. Dennis Foggia (Leopard Racing)
  2. Izan Guevara (Gaviota GasGas Aspar Team) + 2.612
  3. Carlos Tatay (CFMoto Racing PrüstelGP) + 3.639
  4. Sergio Garcia (Gaviota GasGas Aspar Team) + 3.759
  5. Deniz Öncü (Red Bull KTM Tech3) + 3.870
  6. Xavier Artigas (CFMoto Racing PrüstelGP) + 4.962
  7. Jaume Masia (Red Bull KTM Ajo) + 5.289
  8. Elia Bartolini (QJMotor Avintia Racing Team) + 5.405
  9. Daniel Holgado (Red Bull KTM Ajo) + 5.533
  10. Tatsuki Suzuki (Leopard Racing) + 5.687

Classificação do campeonato – Moto3

1 – Dennis Foggia – 34 pontos

2 – Sergio Garcia – 33 pontos

3 – Izan Guevara – 28 pontos

4 – Andrea Migno – 25 pontos

5 – Deniz Öncü – 24 pontos