Motocross: Luís Outeiro vence em Alqueidão

Luis Outeiro venceu em Alqueidão depois de dominar a corrida principal, o que o coloca mais perto do título nacional absoluto.

Novamente no bonito cenário do Alqueidão o campeonato nacional de motocross realizou no traçado ribatejano aquela que foi a penúltima ronda do ano. Uma prova de importância maior em termos de classificação de campeonato que ditou mesmo o primeiro título da época.

Com 1520 metros de traçado o campeonato regressou a um dos Crossódromos mais carismáticos e com mais história na disciplina em Portugal e nesta segunda visita foi mesmo o ‘herói da casa’, Luis Outeiro, quem venceu depois de dominar a corrida principal, uma vitória que o coloca mais perto do título absoluto.

O jovem piloto – recém chegado do MX das Nações onde esteve a defender as cores nacionais – liderou a totalidade das 19 voltas da corrida Elite para vencer com mais de meio minuto de vantagem sobre André Sérgio e Joseph Dark. Afonso Gomes foi o quinto classificado atrás do espanhol Andréas Carriço e desta forma subiu ao segundo posto do campeonato Elite, longe de Outeiro – 22 pontos – mas com a concorrência muito perto do jovem piloto de Coimbra.

A luta pela segunda posição na Elite ficou decidida apenas na segunda metade dos 30 minutos (mais duas voltas) quando Joseph Dark foi ultrapassado por André Sérgio. Este fez uma corrida de trás para a frente, subindo da sexta posição na primeira volta para o degrau intermédio de pódio na bandeira de xadrêz.

Na corrida reservada as MX1 foi André Sérgio o vencedor na frente de Abdelhalim Soulimani e Pedro Costa, Luis Outeiro foi o vencedor nas MX2 face a Joseph Dark e Pedro Rino.

A MX2 Junior foi a única classe onde ficou entregue o título nacional. Afonso Gomes leva de volta uma côroa nacional para Coimbra e para tal bastou ser segundo no final de uma corrida ganha por Fábio Costa, comandante desde a primeira até á última volta. Afonso Gomes começou no terceiro posto mas logo na segunda volta era segundo depois de passar Martim Espinho e até ao final rodou sempre nessa posição. Sandro Lobo foi o terceiro classificado na frente de Andréas Carriço e Martim Espinho.

Nas 85cc foi Martim Maria o vencedor em ambas as corridas face a Tomás Santos e apenas na terceira posição estiveram dois pilotos distintos. Na primeira corrida foi Gonçalo Cardoso o terceiro e na segunda foi Guilherme Esteves quem fechou na terceira posição. Na classificação do campeonato Martim Maria está na frente com oito pontos de vantagem sobre Tomás Santos, ambos seguidos também de muito perto por Guilherme Esteves, a 13 pontos de Maria quando faltam ainda quatro mangas para o final do campeonato.

A próxima prova do campeonato será realizada no final deste mesmo mês de Outubro na igualmente localidade ribatejana do Granho.

RESULTADOS COMPLETOS