MotoE 2022 – Pneus Michelin seguem a temática sustentável

A Michelin anunciou novidades sustentáveis no fabrico dos pneus que fornece para a Taça do Mundo FIM MotoE em 2022.

MotoE

Os responsáveis pelo Mundial de Velocidade estão interessados em reduzir a pegada ecológica do principal campeonato de motociclismo do planeta. Entre as várias medidas que têm vindo a ser introduzidas, talvez a mais falada nos últimos tempos seja a utilização de combustíveis não-fósseis, algo que a revista MotoJornal já falou aqui. Mas a Taça do Mundo FIM MotoE de motos elétricas é o expoente máximo do ponto de vista da competição “amiga do ambiente”, e isso também se verifica ao nível dos imprescindíveis pneus.

Neste Grande Prémio de Espanha que começa esta sexta-feira no circuito de Jerez, as MotoE iniciam a sua temporada depois de uma longa pausa de inverno. E os pneus fornecidos pela Michelin apresentam novidades ecológicas, nomeadamente ao nível dos materiais utilizados no fabrico dos pneus.

De acordo com a Michelin, os pneus usados na Taça do Mundo FIM MotoE passam a ser produzidos com uma maior percentagem de compostos sustentáveis.

Em 2021, o pneu dianteiro tinha uma percentagem de compostos sustentáveis que rondava os 33% enquanto no pneu traseiro era de 40%. Para esta temporada 2022 que começa em Jerez, a Michelin conseguiu aumentar a percentagem para 46% no caso do pneu traseiro. Quase metade do pneu. Isto resulta numa percentagem combinada de 40% tendo em conta o peso dos pneus dianteiro e traseiro.

MotoEA melhoria na percentagem de compostos sustentáveis dos pneus Michelin para a categoria MotoE foi conseguida, de acordo com a marca francesa, aumentando a quantidade de borracha natural e de carbono preto regenerado, um material fornecido pela parceira Enviro que desenvolveu um processo inovador de reciclagem de pneus em fim de vida.

Adicionalmente, a Michelin utiliza uma série de materiais reciclados ou de origem biológica:

– Casca de laranja ou limão

– Resina de pinheiro

– Óleo de girassol

– Metal reciclado

E pode este aumento da utilização de materiais reciclados ou sustentáveis reduzir a performance ou segurança dos pneus Michelin?

De acordo com a marca francesa, o fabrico destes pneus utilizando este processo “Não tem impacto na qualidade ou performance. Quando aumentamos a proporção de materiais sustentáveis usados no fabrico dos pneus, a Michelin não reduz qualquer outro fator de qualidade, o que significa que fatores fundamentais como segurança, performance ou longevidade não sofrem. Até podem ser melhorados”.

MotoESeja o que for que a Michelin está a desenvolver para os seus pneus da Taça do Mundo FIM MotoE, tudo parece estar a conjugar-se para que a marca francesa cumpra com a sua promessa de que a partir de 2030 todos os pneus que fabrica apresentem uma média de 40% de produtos sustentáveis.

E teremos alguma vez pneus totalmente sustentáveis? De acordo com a Michelin, esses pneus 100% produzidos com materiais sustentáveis deverão aparecer em 2050.