MotoE passa a campeonato do mundo em 2023

A competição dedicada às motos elétricas transforma-se. Em 2023 teremos o Campeonato do Mundo MotoE. E o calendário terá 8 rondas.

Na próxima temporada do Mundial de Velocidade passaremos a ter de contar mais um campeão mundial aos registos. Até agora a competição dedicada às motos elétricas era considerada uma taça, ou troféu, e não um campeonato mundial, pelo que no final da temporada de MotoE o piloto que tivesse mais pontos era considerado vencedor da taça e não campeão mundial. Porém, 2023 vai introduzir esse título nos registos, com a mudança de estatuto desta competição para Campeonato do Mundo FIM MotoE.

Esta será uma temporada particularmente interessante para os pilotos, mas também para os adeptos do motociclismo de competição e da disciplina da velocidade.

Leia também – MotoE: A análise técnica da Ducati V21L

motoeTudo porque, como a Revista MotoJornal já aqui mostrou anteriormente, a moto a ser usada por todos os pilotos será a nova Ducati elétrica que de momento está em desenvolvimento e o protótipo de testes é conhecido como V21L. Recordamos que desde o início das MotoE a moto usada foi a Energica Ego Corsa, uma versão de competição de um modelo que podemos comprar e conduzir em estrada.

Em termos competitivos, o calendário provisório apresenta 8 rondas distintas, cada uma com duas corridas, o que perfaz um total de 16 corridas ao longo da temporada de estreia do Campeonato do Mundo FIM MotoE.

Leia também – MotoE: Vídeo da nova Ducati V21L em pista

A grande novidade neste calendário provisório é a ronda britânica a realizar em Silverstone, o rápido traçado inglês que será um desafio bastante interessante de acompanhar para as motos elétricas da Ducati.

Teremos ainda dois testes de pré-temporada, cada um de três dias, a serem cumpridos no circuito de Jerez e na Catalunha.

Campeonato do Mundo FIM MotoE Calendário 2023

– 7 a 8 de março – teste oficial – Jerez

– 3 a 5 de abril – teste oficial – Catalunha

– 12 a 14 de maio – Le Mans

– 9 a 11 de junho – Mugello

– 16 a 18 de junho – Sachsenring

– 23 a 25 de junho – Assen

– 4 a 6 de agosto – Silverstone

– 18 a 20 de agosto – Red Bull Ring

– 1 a 3 de setembro – Catalunha

– 8 a 10 de setembro – Misano