MotoGP 2022 – A Pramac e as ordens da Ducati

Foi divulgado um vídeo do Grande Prémio da Tailândia onde elementos da Pramac não se mostram satisfeitos com as ordens de equipa da Ducati.

pramac

O Grande Prémio da Tailândia de MotoGP já aconteceu há quase uma semana. Mas a verdade é que os resultados dessa corrida que foi conquistada por Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) continuam a dar que falar. Nomeadamente o terceiro lugar de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que consegue o pódio depois de Johann Zarco (Prima Pramac) não o ter atacado.

Zarco parecia estar com andamento suficiente para nas últimas voltas passar Bagnaia e alcançar o pódio, mas o piloto francês da equipa satélite da Ducati decidiu não atacar essa posição, preferindo deixar “Pecco” ganhar mais pontos na sua luta pelo título de MotoGP com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).

E embora a Ducati tenha já referido por diversas vezes que não emitiu quaisquer ordens de equipa (ou de marca neste caso), a verdade é que o facto de Zarco não ter lutado pelo terceiro lugar no circuito Chang International voltou a “incendiar” as redes sociais e os fãs têm-se vindo a manifestar sobre o que aconteceu na mais recente corrida de MotoGP.

pramacEnquanto alguns fãs entendem que é uma situação normal, pois estamos perante um enorme investimento da Ducati neste projeto, e estando Bagnaia melhor posicionado para lutar pelo título 2022 da categoria rainha, outros fãs entendem que um piloto não dar tudo por tudo para conquistar uma posição em pista, e neste caso um 3º lugar, é claramente um desvirtuar da verdade desportiva.

Seja como for, a verdade é que a Ducati Corse, por intermédio de duas das suas principais figuras, Gigi Dall’Igna e Davide Tardozzi, rapidamente marcaram presença na box da Prima Pramac após a corrida.

No vídeo divulgado pelo MotoGP alguns dias depois da corrida, é possível ver os dois responsáveis da Ducati Corse e da equipa de fábrica da casa de Borgo Panigale a abraçarem os técnicos da equipa satélite e que estão encarregues pela moto de Johann Zarco.

Por entre sorrisos e abraços, nas conversas na box é possível perceber que nem todos estão satisfeitos com o que aconteceu em pista, e tendo em conta as expressões usadas em italiano (e traduzidas para inglês nas legendas do vídeo) e as expressões faciais dos envolvidos, a tensão entre membros da Pramac e da Ducati Corse é evidente.

Este é apenas mais um episódio que adiciona mais alguns ingredientes a uma discussão que tem animado as redes sociais.

Veremos o que acontece no Grande Prémio da Austrália e se continuaremos a ver em pista pilotos de equipas Ducati a optarem por não atacar Francesco Bagnaia, ou se, por outro lado, veremos Enea Bastianini (Gresini Racing) lutar por posição e vitórias sem qualquer receio se o está a fazer com aquele que será o seu novo companheiro de equipa em 2023.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar tudo o que acontece neste final de temporada emocionante de MotoGP e onde a discussão pelo título está cada vez mais empolgante!