MotoGP 2022 – A reação de Miguel Oliveira ao GP de São Marino

Miguel Oliveira fechou o GP de São Marino em 11º. Aqui fica a reação do piloto português a esta corrida de MotoGP.

O fim de semana estava até a ser positivo para Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory). Depois de muitos meses sem conseguir entrada direta na Qualificação 2 de MotoGP, o piloto português voltou a conseguir discutir as doze primeiras posições na grelha de partida, revelando bom ritmo, embora uma queda lhe tivesse impedido de lutar por mais do que o 10º lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de São Marino.

Em Misano, no rápido traçado perto do Mar Adriático, o piloto luso foi-se queixando à Red Bull KTM Factory dos problemas que sentia em pilotar a sua RC16 no limite. Em particular no setor 3. Problemas que persistiram na corrida de 27 voltas deste domingo, aos quais se juntaram dificuldades com os pneus Michelin.

Miguel Oliveira rodou grande parte da corrida de MotoGP em Misano a lutar pelo “top 10”, e mesmo depois de ultrapassado pelo companheiro de equipa Brad Binder, o que o recolocou a rodar na mesma posição com que tinha arrancado para esta corrida, Miguel Oliveira revelou um bom ritmo que lhe permitia sonhar com uma subida na classificação.

Miguel OliveiraPorém, dificuldades com os pneus, e neste caso com o lado esquerdo dos pneus slick da marca francesa, obrigaram o português da KTM a controlar o ritmo.

Pior que isso, e tal como aconteceu com muitos pilotos, Miguel Oliveira, a rodar no limite, acabou por não evitar ultrapassar os limites de pista. Depois de um primeiro aviso por parte da Direção de Corrida, e já nas últimas voltas do GP de São Marino, um novo ultrapassar de limites de pista levou mesmo à penalização por “Long Lap”.

Com poucas voltas a faltar para a bandeira de xadrez, Miguel Oliveira cumpriu a penalização mesmo na derradeira volta à pista. Assim, em vez do 10º lugar em que rodou grande parte da corrida, o piloto português acabou por descer a 11º por troca com Alex Márquez (Castrol LCR Honda).

Miguel OliveiraUm resultado abaixo das expectativas, mas que permitiu a Miguel Oliveira somar mais alguns pontos para a sua conta pessoal e que lhe permite afirmar que não foi um mau GP.

Em reação ao que aconteceu em pista este domingo, o piloto refere que “Foi uma corrida longa e muito dura. Tive problemas no início a pôr o lado esquerdo do pneu a funcionar, passei por alguns momentos preocupantes. O setor 3 foi um ponto problemático para mim durante todo o fim de semana e eu estava a ultrapassar os limites. A penalização da Long Lap não foi o ideal, mas, no geral, não foi um mau Grande Prémio. Foi uma corrida sempre a dar o máximo e com uma penalização no final. Sinto que dei o meu melhor, mas insuficiente para chegar no top 10. Trabalhar e persistir”, conclui Miguel Oliveira com um comentário na sua página oficial no Facebook.

Agora que terminou o GP de São Marino, Miguel Oliveira e os restantes pilotos de MotoGP vão participar em dois dias de testes oficiais da categoria rainha, no circuito de Misano. Os testes, os últimos antes do final da temporada, decorrem na 3ª e 4ª feira.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos dar-lhe todas as novidades destes dois dias de grande importância para as equipas e pilotos da categoria rainha.