MotoGP 2022 Alemanha – 0.020s separam Miguel Oliveira da Q2

O piloto da Red Bull KTM Factory fecha os três primeiros treinos livres com 11º tempo. Apenas 0.020s impedem Miguel Oliveira de ir direto à Q2 de MotoGP.

Terminou há pouco a terceira e decisiva terceira sessão de treinos livres de MotoGP, a contar para o Grande Prémio da Alemanha. Mais uma vez com condições climatéricas perfeitas, as escolhas de pneus Michelin variaram bastante entre pilotos, e mesmo ao longo da sessão os pilotos foram optando por diferentes combinações de compostos. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) rodou mais rápido do que no dia anterior e por pouco conseguia passar diretamente à Qualificação 2 da categoria rainha.

Miguel Oliveira foi mesmo o primeiro piloto de MotoGP a conseguir melhorar o seu registo pessoal. Logo na primeira saída para a pista nesta TL3, o piloto de Almada rapidamente encontrou ritmo e levou a sua KTM RC16 até à 14ª posição na tabela de tempos. Mas isso ainda não era suficiente.

Ao longo da sessão, Miguel Oliveira foi conseguindo encontrar as décimas de segundo que precisava para subir na tabela de tempos, até que consegue mesmo entrar dentro do “top 10” dos tempos combinados das três sessões com uma volta em 1m20.265s.

Miguel OliveiraInfelizmente para o português, os vários rivais conseguiram também entrar nos dez melhores, e até final da sessão Miguel Oliveira acabou por descer à 11ª posição a apenas meio segundo de diferença do mais rápido em pista que foi, tal como no dia de ontem, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), e mais uma vez com novo recorde absoluto de MotoGP neste Grande Prémio da Alemanha.

Claramente cotado como o melhor piloto KTM em pista – Brad Binder foi 15º -, Miguel Oliveira ficou muito perto de entrar nos dez melhores. Na realidade apenas perdeu a hipótese de entrar diretamente na Q2 de MotoGP por uma diferença de 0.020s para Maverick Viñales (Aprilia Racing) que foi precisamente o décimo mais rápido.

Ainda assim, e tendo em conta o que Miguel Oliveira disse do primeiro dia, em que se revelou satisfeito com o ritmo referindo apenas ter faltado “algo” para uma volta rápida, tudo indica que o português e os seus técnicos na Red Bull KTM Factory terão encontrado alguma coisa para conseguir voltas mais rápidas e obter uma qualificação que lhe permita em corrida começar mais à frente.

Miguel OliveiraApesar de ter de passar pela Qualificação 1 de MotoGP – clique aqui para saber a que horas se realizam as qualificações do GP da Alemanha –, Miguel Oliveira apresenta-se como um dos fortes candidatos a conseguir passar esse primeiro desafio e depois lutar por lugares de maior destaque na grelha de partida no circuito de Sachsenring.

Numa sessão que voltou a mostrar que existe enorme competitividade em MotoGP, com nada menos do que 20 pilotos separados por menos de um segundo, o mais rápido, como referimos, continua a ser Francesco Bagnaia. O piloto da Ducati Lenovo Team voltou a atacar o recorde absoluto do traçado alemão, registo que era seu desde ontem. Desta feita “Pecco” Bagnaia rodou em 1m19.765s, melhorando em 0.253s o seu recorde.

Com vários pilotos a baixarem para o segundo 19 e a conseguirem também rodar abaixo do antigo recorde que era de Marc Márquez (Repsol Honda) desde 2019, o segundo mais veloz em pista foi Aleix Espargaró (Aprilia Racing) que finalizou os três primeiros treinos livres a apenas 0.064s de Bagnaia, com Jack Miller a ser então o terceiro mais veloz a pouco mais de um décimo de segundo do seu companheiro de equipa.

Nesta sessão de treinos livres nota também para um momento pouco habitual e que estragou os planos do campeão. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) estava a realizar aquele que seria o seu derradeiro esforço para se chegar mais acima na tabela de tempos. Porém, a viseira do seu capacete abriu quando o francês olhou para trás (possivelmente estaria mal fechada) e soltou-se do seu mecanismo de fixação do lado esquerdo do capacete.

Quartararo tentou recolocar e fixar novamente a viseira para não ser obrigado a vir à box, mas tal não foi possível. O campeão teve mesmo de passar pela box, trocar inclusivamente de capacete, e voltar a sair para a pista. Porém, já não teve tempo para tentar volta rápida. Ainda assim, o 6º tempo deixa-o tranquilamente na Q2.